sexta-feira, 1 de maio de 2009

Senna




SENNA, IDOLO ETERNO


Há 15 anos, o Brasil perdia o maior ídolo da história do automobilismo, na sexta volta da curva Tamburello, no gp de Imola na Itália.

O tricampeão mundial tentava ultrapassar, quando perdeu o controle de sua Willians e bateu muito forte no muro e veio a falecer poucas horas depois. O mundo ficou chocado pela morte do piloto, ele era muito querido no Brasil e em todos os lugares do mundo, pela simplicidade e o modo que guiava o Formula 1.
Bernie Ecclestone, todo poderoso da categoria, afirma que Ayrton Senna foi o maior de todos os tempos e nem o Heptacampeão, Michael Schumacher,chega perto do carisma do brasileiro.
- Ayrton tinha um carisma que Schumacher não foi capaz de transmitir. Fernando Alonso ainda tem tempo para conquistar isso, mas ainda está muito longe de transmitir emoções parecidas com as que Senna despertava nas pessoas – afirmou Ecclestone há dois anos.

Ayrton Senna estreou na Fórmula-1, em 1985, na pequena Tolleman, onde conseguiu se destacar. A primeira vitória aconteceu em Portugal, em baixo de muita chuva.
O primeiro titulo mundial veio em 1988, após vencer sete provas e brasileiro superou o companheiro de equipe o Francês, Alan Prost.
1 - Ayrton Senna (BRA) – 90 pontos 2 - Alain Prost (FRA) – 87 3 - Gerhard Berger (AUT) – 41 4 - Thierry Boutsen (BEL) – 27 5 - Michele Alboreto (ITA) – 24.

No ano seguinte Ayrton teve a maior decepção, a disputa continuava entre Senna e Prost, só que desta vez em uma jogada dos bastidores, o francês ganhou o tricampeonato. Durante o gp do Japão, Senna e Prost, bateram, o brasileiro conseguiu voltar para a pista e passou todo mundo e chegou a vitória, só que foi desclassificado pelo presidente da FIA, Jean-Marie Balestre.
1 - Alain Prost (FRA) – 81 2 - Ayrton Senna (BRA) – 60 3 - Riccardo Patrese (ITA) – 40 4 - Nigel Mansell (ING) – 38 5 - Thierry Boutsen (BEL) – 37

Em 1990, Senna estava mordido pelo titulo perdido no ano anterior e desta vez, o rival Alan Prost estava na Ferrari. Em um campeonato bem acirrado, Senna e Prost brigavam ponto a ponto pelo titulo e no GP do Japão, o brasileiro largava do lado sujo da pista e em segundo lugar sairia Alan Prost, na largada Senna bateu em Prost e os dois saíram da pista e o bi-campeonato do brasileiro estava garantido.

1 - Ayrton Senna (BRA) – 78 2 - Alain Prost (FRA) – 73 3 - Nelson Piquet (BRA) – 44 4 - Gerhard Berger (AUT) – 43 5 - Nigel Mansell (ING) – 37.

Em 1991, o Senna conseguiria o tricampeonato, não com o duelo que todos esperavam, Alan Prost não conseguiu ter um bom carro e não conseguiu disputar com Senna. Desta vez o rival foi o inglês Nigel Mansell. Senna foi incontestável durante a temporada e conseguiu vencer o campeonato.

1- Ayrton Senna (BRA) – 96 pontos 2 - Nigel Mansell (ING) – 72 3 - Riccardo Patrese (ITA) – 53 4 - Gerhard Berger (AUT) – 43 5 - Alain Prost (FRA) – 34.


No campeonato de 1993, o carro da McLaren já não estava tão bom como nos anos anteriores. Senna não tinha carro para competir, com as Ferraris e Willians. Mas foi em São Paulo que o piloto conseguiu uma bela vitória em uma corrida muito atípica. O Brasileiro estava em terceiro lugar, quando teve que fazer uma parada nos boxes, por não respeitar a bandeira amarela. Na 41º primeira volta, Senna foi para os boxes e colocou pneu de chuva, o brasileiro foi superior aos adversários, pouco depois Alan Prost bateu no carro do brasileiro Cristhian Fitipaldi e o safety car entrou na pista. Senna foi para o boxes novamente e colocou pneu de pista seca. E com essa estratégia superou o inglês Damon Hill e conseguiu o primeiro lugar, onde ficou até o final e foi a ultima vitória de Senna no Brasil.

Em 1994, Senna conseguiu ir para equipe Willians, nas duas primeiras provas ele não conseguiu completar a corrida, abandou no gp do Brasil e o gp do Pacifico. E o fim de sua brilhante história na Fórmula 1, aconteceu em Imola na Itália. Às vésperas da prova, a morte do austríaco Roland Ratzenberger. Durante a corrida, Senna liderava a prova até que na sétima volta, perdeu o controle do carro e sofreu um acidente fatal.

7 comentários:

Eu Odeio a CRNET SHOP disse...

Justa homenagem!

Rascunho das Palavras disse...

era o melhor

Mago 11 disse...

Saudades de Ayrton,nunca mais aparecerá outro melhor.

_bob disse...

Melhor?
Ninguém jamais superará o meu Schummy!

Thiago disse...

Quem é esse Schummy, que teve como o adversario minah tartaruga.. ops Barrichello

_bob disse...

Adversário?
Isso era saco de pancadas dele.

Unknown disse...

Sem duvidas o cara!!!