sábado, 8 de outubro de 2011

Paraolimpiadas

PARAÍBA, BAHIA, MARANHÃO E MINAS SE ENFRETAM NA SEMIFINAL DA COPA BRASIL DE FUTEBOL DE 5

Esta sexta-feira, 7, foi marcada por grandes desafios para as equipes que disputaram a primeira fase eliminatória da Copa Brasil de Futebol de 5 para Cegos – Série A, em João Pessoa (PB). Os times da APACE (PB), APADEVI (PB), URECE (RJ) e ADEVIBEL (MG) ficaram no 0x0 levando a decisão para os pênaltis e as torcidas à loucura. Os mineiros venceram os cariocas por pouco e a APACE, mesmo com um dos melhores jogadores do mundo, Ricardinho, e integrantes da Seleção Brasileira, não conseguiu passar pela APADEVI, de Campina Grande.

Dono do gol da vitória da APADEVI, José Jhonson, 18 anos, não escondeu a emoção de ter ajudado o time a chegar à semifinal.

“Batalhamos muito por isso. Conseguimos sair da Série B em 2010 e agora avançamos, chegando perto do título da Série A. O jogo foi vencido pela resistência. Graças ao meu Bom Jesus, eu consegui ajudar o time”, afirmou o atacante, recém convocado para a Seleção Brasileira que disputara os Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, em novembro.

“Tive uma inflamação no nervo ótico que começou com uma vermelhidão nos olhos, que colírio nenhum resolvia. Foi piorando até que perdi a visão. No começo fiquei com medo de ficar cego, mas se não fosse isso, eu não conseguiria chegar onde cheguei e poder representar o meu País jogando bola”, completou.

Para o técnico da Seleção Brasileira de Futebol de 5, Ramon Pereira, a semifinal foi de grandes surpresas e confirmações.

“Não esperávamos que a APACE fosse eliminada pela APADEVI nem que a ADEVIBEL ganhasse da URECE nos pênaltis. Por outro lado, os jogadores convocados para o Parapan têm mostrado um excelente desempenho, o que confirma as nossas escolhas. É o caso do Marco Rogério, da CEDEMAC (MA), que fez três dos quatro gols contra a APADV (SP)”, avaliou.

“Os Golias estão caindo e os Davis vencendo”, comparou a técnica da CEDEMAC, Silvana Cardoso. Ela explicou que a equipe estava preparada para lutar pelo resultado (4x1) e que fazia parte da estratégia do time vencer a batalha.

“Geralmente os times de São Paulo e do Rio de Janeiro se destacam e o Nordeste tem mostrado sua força neste campeonato. Damos o melhor para nossos atletas, dentro das nossas limitações, e temos conseguido bons resultados. Ter o Marco Rogério na Seleção é uma conquista que influencia toda a equipe.”

As disputas continuam neste fim de semana com as semifinais no sábado, 8, e finais no domingo. Em horários alternativos acontecem as partidas pela quadrangular contra o rebaixamento. Lutam para não cair para a Série B: CETEFE (DF), ADEVIPAR (PR), ACERGS (RS) e UNICEP (ES).

“Esperamos que com o incentivo de pagar os técnicos das associações, venham mais resultados. Esse projeto é recente, começou em junho deste ano e devemos começar a sentir os efeitos somente no ano que vem”, ressaltou Ramon.

Patrocinado pelas Loterias CAIXA e com o apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), a Copa é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV) e é a principal competição de Futebol de 5 do País. O campeonato reúne os melhores jogadores da modalidade que irão representar o Brasil nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, em novembro, e nas Paraolimpíadas de Londres 2012.

RESULTADOS
07/10 – Quartas de Final
Jogo 19 – APACE (PB) 0 x 0 APADEVI (PB) – decisão nos pênaltis com vitória para APADEVI (PB)
Jogo 20 – URECE (RJ) 0 x 0 ADEVIBEL (MG) – decisão nos pênaltis com vitória para ADEVIBEL (MG)
Jogo 21 – CEIBC (RJ) 0 x 1 ICB (BA)
Jogo 22 – APADV (SP) 1 x 4 CEDEMAC (MA)

PRÓXIMOS JOGOS
08/10 – Semifinais
Jogo 23 – 14h – APADEVI (PB) x CEDEMAC (MA)
Jogo 24 – 15h30 – ADEVIBEL (MG) x ICB (BA)

09/10 – Finais
Jogo 25 – 9h – Perdedor do jogo 23 x Perdedor do jogo 24
Jogo 26 – 10h30 – Vencedor do jogo 23 x Vencedor do jogo 24

Quadrangular contra rebaixamento
07/10 – Primeira Rodada
Jogo 01 – ADEVIPAR (PR) 1 x 1 CETEFE (DF)
Jogo 02 – 18h30 – UNICEP (ES) x ACERGS (RS)
08/10 – Segunda e Terceira Rodadas
Jogo 03 – 8h – ADEVIPAR (PR) x ACERGS (RS)
Jogo 04 – 9h30 – UNICEP (ES) x CETEFE (DF)
Jogo 05 – 17h – ADEVIPAR (PR) x UNICEP (ES)
Jogo 06 – 18h30 – ACERGS (RS) x CETEFE (DF)

Nenhum comentário: