segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Paraolimpiadas

FERAS DA NATAÇÃO MUNDIAL PARTICIPAM DO LOTERIAS CAIXA BRAZILIAN SWIMMING OPEN CHAMPIONSHIP NO RIO DE JANEIRO

Tudo pronto para o Loterias CAIXA Brazilian Swimming Open Championship, principal competição antes dos Jogos Parapanamericanos. O evento terá a presença de grandes nomes da natação adaptada, no Complexo Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Na largada para os Jogos Paraolímpicos de 2016, os mais de 200 atletas começaram a desembarcar na cidade desde a tarde de domingo ansiosos por competir. Equipes do Irã, Iraque, África do Sul e Estados Unidos são os grandes destaque do torneio na que oferece mais de 40 mil euros em premiações.

“A data dessa competição é estratégica, pensando nos Jogos Parapan Americanos. Com certeza teremos recordes mundiais, pois estamos na reta final da preparação. Estamos trabalhando um evento forte pensando na preparação da cidade para os jogos Paraolímpicos, em 2016. Pretendemos realizar eventos semelhantes nos anos que antecederem a Paraolimpíada”, explica o diretor técnico do CPB Edilson Rocha Tubiba.

Nesta segunda, os brasileiros e gringos treinaram na piscina do Complexo Aquático Maria Lenk já de olho na performance dos adversários. Shireen Sapiro, 20 anos, um dos grandes destaques da África do Sul, não vê a hora de disputar para valer. O atleta sofreu um acidente de barco em 2004 e ficou com a perna esquerda paralisada. Ele conquistou medalha de ouro nos 100m costas nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.

“Estou ansioso para competir no Brasil, eu acho que vai ser uma experiência incrível. A concorrência vai ser boa e eu tenho certeza encontrarei ótimos atletas. O evento também é muito importante como preparativo para os Jogos de Londres, em 2012”, empolga-se Sapiro.

Do lado verde e amarelo, nomes como o de Clodoaldo Silva, Daniel Dias - ganhador de nove medalhas em Pequim - e Andre Brasil - detentor de cinco recordes mundiais - prometem grandes emoções. No feminino, os destaques são a americana Jessica Long e as brasileiras Susana Schnarndof e Edênia Garcia.

Susana sempre foi atleta, mas fez sua estréia em competições paraolímpicas recentemente. A nadadora começou a carreira no Triatlo, em 1993, conquistou cinco vezes o título brasileiro na modalidade e participou do Panamericano de Mar del Plata. A nadadora também competiu no “Ironman”, prova de grande desgaste físico, por 13 vezes. Diagnosticada com o Mal de Parkinson, em 2010 Susana foi descoberta pelo atual técnico da seleção brasileira, Murilo Barreto, e voltou a brilhar ao esporte.

A equipe da Malásia terá dois representantes, Zul Amirul Sidi (S5), quarto no ranking mundial, bronze nos 50m costas no mundial de 2010. O nadador compete na mesma classe de Daniel Dias. Dawan Fraidden (S10) é Recordista asiático nos 400m livre. O maior objetivo dos atletas é a qualificação para os Jogos Olímpicos do próximo ano.

O Loterias CAIXA Brazilian Swimming Open Championship é organizado pelo Comitê Paraolímpíco Brasileiro.

A relação dos nadadores brasileiros convocados pode ser conferida aqui: http://www.cpb.org.br/comunicacao/fique-de-olho/brazilian-swimming-open-championship

Países participantes: Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça, África do Sul, Malásia, Irã e Iraque


2011 LOTERIAS CAIXA BRAZILIAN SWIMMING OPEN CHAMPIONSHIP
Local: Complexo Aquático Maria Lenk - Avenida Embaixador Abelardo Bueno, s/nº - Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Programação
Dia 11 – Treinos livres e classificação funcional - 8h às 18h
Dias 12, 13 e 14 de outubro – Provas de 9h às 13h
Dia 15 de outubro – Provas de 9h às 15h

Nenhum comentário: