segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Paraolimpiadas

ICB (BA) CONQUISTA O TRICAMPEONATO NA COPA BRASIL DE FUTEBOL DE 5

A zaga do CEDEMAC (MA) bem que tentou frear o ataque do melhor jogador do mundo no Futebol de 5 para Cegos, mas Jeferson Gonçalves – o Jefinho – foi insistente, marcou os dois gols da partida, que terminou em 2x1, e ajudou o time a conquistar o tricampeonato na Copa Brasil Série A 2011. Os jogos do Brasileirão esquentaram ainda mais a cidade de João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 4 e 9 de outubro. Definido nos pênaltis, o terceiro lugar ficou com o time de Campina Grande APADEVI (PB), que suou a camisa para vencer a ADEVIBEL (MG).

Para o coordenador técnico nacional da modalidade, José Antônio Freire, a vitória da Bahia já era esperada. A surpresa da Copa foram os outros resultados.

“O futebol é uma caixinha de surpresas. Não esperávamos que o CEDEMAC (MA) chegasse à final e que outros times fortes não passassem das quartas de final”, comentou.

As disputas aconteceram no ginásio do Colégio Marista Pio X e reuniu 12 equipes de nove estados brasileiros e do Distrito Federal.

“Cumprimento todas as equipes por terem feito da Copa Brasil Série A, a competição com o melhor do Futebol de 5 do mundo. Aproveito para prestar uma homenagem a todos os institutos que ao longo do tempo, tem trabalhado para o crescimento do esporte para deficientes visuais”, disse o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, bicampeão mundial e paraolímpico na modalidade.

O presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), Sandro Laina, lembrou que a Copa Brasil contou com os atletas da Seleção Brasileira e que o próximo desafio dos jogadores será em novembro, nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara.

“Foram excelentes jogos. Agradecemos à cidade de João Pessoa por ter recebido o evento tão bem e contamos com a torcida de todos no Parpan”, afirmou.

Jogadores da APADEVI (PB) – que subiu da Série B para a Série A neste ano –, Fábio Almeida da Silva, 29 anos, e Rogério Nunes Ribeiro, 35, são funcionários da Caixa Econômica Federal e afirmam ter orgulho em trabalhar na empresa que mais investe e apóia o esporte adaptado no Brasil.

“A Caixa é a empresa com maior referência no processo de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. É com grande satisfação que posso dizer que trabalho na Caixa, grande patrocinadora dos maiores eventos do esporte paraolímpico no País”, disse Fábio, que perdeu a visão aos 12 anos, por descolamento de retina.

Rogério completou:

“O patrocínio e investimento da Caixa no esporte paraolímpico é importante para dar conhecimento às pessoas de que o paradesporto é de alto rendimento.”


Patrocinado pelas Loterias CAIXA e com o apoio do CPB, a Copa é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV) e é a principal competição de Futebol de 5 do País. O campeonato reúne os melhores jogadores da modalidade que irão representar o Brasil nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, em novembro, e nas Paraolimpíadas de Londres 2012.

Para Sílvia Cardoso, da gerência de projetos da Caixa Econômica Federal, representando a Loterias CAIXA, a competição foi fantástica.

“Fiquei muito impressionada com a qualidade da competição e dos atletas. Eles deram grande exemplo de profissionalismo e alto rendimento. Já tinha visto o Futebol de 5 pela televisão, mas ao vivo é bem melhor”, ressaltou.

Os melhores da Copa Brasil Série A 2011
Eleito o melhor goleiro do campeonato, Daniel Silva, do CEDEMAC (MA), levou o troféu para casa. Entregue pelo vice-presidente do CPB, Luiz Cláudio Pereira, o prêmio de melhor jogador foi para Jefinho, do ICB (BA). Coordenador técnico nacional do Futebol de 5, José Antônio Freire, ex-jogador da APACE (PB), entregou os troféus de melhores artilheiros para Ricardinho, da APACE (PB) e Jefinho.

“Temos confiança e união. Foi isso que nos levou ao tricampeonato. Vamos suar a camisa agora para trazer mais um título para casa, de Guadalajara”, avisou Jefinho.

O prêmio de jogador revelação 2011 ficou para Leandro, do CETEFE (DF), que subiu da Série B para a A neste ano e lutou bravamente para se manter na elite do Futebol de 5 brasileiro.

RESULTADOS
09/10 – Finais
Jogo 25 – Disputa do terceiro lugar – APADEVI (PB) 1 x 0 ADEVIBEL (MG)
Jogo 26 – Disputa do título – CEDEMAC (MA) 1 x 2 ICB (BA)

Nenhum comentário: