sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Paraolimpiadas

PORTO ALEGRE RECEBE COPA BRASIL DE ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS

A esgrima em cadeira de rodas tem crescido a cada ano no Brasil. Prova disto é que, pela primeira vez, atletas de Minas Gerais competirão na Copa Brasil 2011. Cinco esgrimistas mineiros se juntarão a outros 29 competidores de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, até domingo, 25, na PUC de Porto Alegre (RS). As disputas acontecem paralelamente ao Campeonato Brasileiro de Esgrima, o que tem permitido o intercâmbio entre os atletas com e sem deficiência.

“Organizamos a Copa Brasil em conjunto como o Brasileiro de Esgrima convencional. Foi importante para interação dos atletas. Além disso, a parceria tem permitido o trabalho em conjunto dos técnicos da esgrima em cadeira de rodas com os da esgrima convencional. Eles ensinam a modalidade e queremos trazê-los para trabalhar com a esgrima paraolímpica”, afirma o coordenador nacional da modalidade, Valber Lazaro Nazareth.

Última chance de pontuar no ranking brasileiro, os resultados da Copa Brasil serão importantes para definir a Seleção Brasileira Permanente em 2012.

“Queremos trazer para a esgrima mais atletas a cada ano. Para 2012, planejamos iniciar um trabalho de formação de esgrimistas em outros estados, para incluir a modalidade nas Paraolimpíadas Escolares. Hoje os atletas têm seu equipamento e os clubes e associações têm aderido à modalidade. Temos observado um crescimento consistente da esgrima no Brasil”, avalia.

Nenhum comentário: