quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Paraolimpiadas

BRASIL FAZ O DEVER DE CASA E ESTREIA COM VITÓRIA NO PARAPANAMERICANO FEMININO DE VÔLEI SENTADO

O primeiro compromisso do Brasil no Parapanamericano Feminino de Vôlei Sentado foi cumprido com louvor. Na abertura da competição, que vale vaga para as Paraolimpíadas de Londres 2012, as atletas brasileiras não deram chance para as colombianas e venceram por 3 a 0 (25/0, 25/2 e 25/3). O domínio foi tamanho que a seleção da Colômbia conquistou apenas 5 pontos em toda a partida, sendo dois no segundo set e três no terceiro. No Brasil, os destaques foram Ádria da Silva e Gizele Dias, com 28 e 30 pontos de saque, respectivamente.

Para fechar o dia no ginásio do Clube de Campo de Mogi das Cruzes, as americanas, grandes favoritas ao título, comprovaram o favoritismo e saíram com a vitória ao bater as canadenses por 3 a 0 (25/9, 25/20 e 25/22). O terceitro set chegou a estar empatado por 21 a 21, mas a equipe dos Estados Unidos, que conta com a melhor atacante de vôlei sentado da América, a número 5 Katryn Holloway, se superou no final e chegou aos 25 pontos. Katryn marcou 13 pontos de ataque durante a partida.

Mesmo perdendo, o Canadá fez um jogo duro e ligou o sinal de alerta no Brasil, que enfrenta as canadenses na manhã desta quinta-feira, 29. A equipe mostrou que as brasileiras encontrarão dificuldades no ataque, já que a número 6 Leahs Hickman e a número 8 Jolan Brunner, se destacaram no bloqueio. A equipe marcou 9 pontos neste fundamento.

Apenas uma seleção se classifica para a Paraolimpíada. Mas, como os Estados Unidos já garantiram uma vaga ao se consagrarem vice-campeães mundiais em 2010, a disputa fica entre Brasil, Canadá e Colômbia. Caso as americanas comprovem o favoritismo e vençam a competição, a segunda colocada carimba o passaporte para os jogos de Londres.

Na cerimônia de abertura, Amauri Ribeiro, presidente da ABVP (Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico), destacou a importância de o Brasil estar sediando, pela primeira vez, uma competição internacional e que vale vaga para as Parolimpíadas:

"Em nome de todos os brasileiros, quero falar da felicidade de o Brasil estar organizando pela primeira vez um torneio do Paranamericano Feminino de Vôlei Sentado, classificatório para os jogos Paraolímpicos de Londres 2012. Esperamos que esta modalidade ganhe cada vez mais força e ficamos na torcida para que o Brasil saia com a vaga".

A seletiva feminina para as Paraolimpíadas de 2012 é organizada pela ABVP, por meio da Organização Mundial de Voleibol para Deficientes (WOVD), com apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). A seletiva masculina será entre os dias 12 e 20 de novembro, em Guadalajara, no México.

Seleção Brasileira Feminina que atuou na vitória sobre a Colômbia:
4 Ádria Jesus da Silva (ADAP)
5 Graciuana Moreira Alves (Adfego)
11 Gabrielle Aparecida Marchi (Adfego)
9 Jani Freitas Batista (ADAP)
2 Ana Paula Araújo (SESI-SP)
1Aderlandi Borges da Silva (SESI-SP)
3 Gizele da Costa Dias (Cepac)
7 Nathalie Filomena de Lima e Silva (SESI-SP)
8 Gislaine Basto Milane Brasil (Assama-PR)

Entenda o vôlei sentado
Surgiu em 1956, na Holanda, a partir da combinação entre o voleibol convencional e o Sitzbal, esporte alemão que não tem a rede, praticado por pessoas com limitada mobilidade e que jogam sentadas. Podem competir amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora.

Entre o vôlei paraolímpico e o convencional há menos diferenças do que possa imaginar. Basicamente, a quadra é menor, assim como a altura da rede, pois os jogadores competem sentados. Outra diferença consiste no fato de o saque poder ser bloqueado. É permitido o contato das pernas de jogadores adversários, desde que não se obstrua as condições de jogo. O sistema de pontuação, o número de jogadores e a formação da equipe de arbitragem são idênticos à vertente olímpica.

PARAPANAMERICANO FEMININO DE VÔLEI SENTADO
Data: 28/9 a 01/10
Local: Clube de Campo de Mogi das Cruzes – CCMC
R. Duarte de Freitas, 133 – Monte Líbano

JOGOS
28 de setembro
15h - Brasil 3 x 0 Colômbia
17h - Canadá 0 x 3 USA

29 de setembro
9h - Canadá x Brasil
11h – USA x Colômbia
18h - Colômbia x Canadá
20h - Brasil x USA

30 de setembro
18h - Semi-Final 1
20h - Semi-Final 2

1º de outubro
13h - Final 1 – disputa do bronze
15h - Final 2 – disputa do ouro

Nenhum comentário: