quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Paraolimpiadas

BRASIL DÁ SHOW E VENCE PRIMEIRO JOGO NO PARAPAN DE RUGBY

A primeira vitória para a conquista inédita de um pódio brasileiro no rugby em cadeira de rodas foi garantida. Com uma apresentação inquestionável, o Brasil venceu a Colômbia por 59x38. A Seleção estreou no Regional das Américas da modalidade com um esquema tático que freou o ataque colombiano.

Driblando a torcida local, que vibrou muito no ginásio El Salitre, em Bogotá, na Colômbia, os atletas brasileiros marcaram bem o jogador Emeison Calle. Os colombianos bem que tentaram. Chegaram a abrir dois pontos de diferença no primeiro quarto, mas o Brasil mostrou poder de reação, abafou o ataque adversário, acertou na troca de passes e deslanchou no placar. Com parciais de 18/15; 30/21; 45/34, o Brasil se manteve à frente da Colômbia e fechou o jogo com mais de 20 pontos de diferença.

Participam do Parapan de Rugby as melhores equipes do continente. Estados Unidos e Canadá são líderes do ranking mundial. Com objetivo de conquistar o bronze, o jogo entre Colômbia e Brasil foi considerado uma final antecipada. México e Argentina também são adversários diretos na briga pelo pódio.

“Nosso objetivo é o bronze. Entramos no jogo um pouco ansiosos, o que considero normal por conta da estreia, mas ganhamos ritmo e mantivemos a confiança e o esquema táticos pré-definidos. Vamos seguir trabalhando para chegarmos afinados contra a Argentina”, analisou o técnico da Seleção, Rafael Gouveia.

O Brasil entrou em quadra com Alexandre Taniguchi, Bruno Damaceno, Rafael Hoffman e Fábio Ferreira. Alexandre Giuriato entrou em seguida.

“A nossa determinação excede muita coisa. Sonhamos em trazer essa medalha para o Brasil”, disse Fábio Ferreira, que travou Emeison, jogador destaque da Colômbia.

Chegada imponente
O dia começou animado. Gritando “Eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” a delegação nacional chegou ao El Salitre fazendo barulho. Antes de estrear na competição, o Brasil desfilou na abertura do evento, que contou com apresentações de danças culturais colombianas.

Após o jogo mais esperado do dia, Rafael Hoffman, soltou o grito entalado desde 2009, quando a Seleção perdeu o bronze para a Argentina por um ponto.

“Temos muito por fazer até a medalha, mas esperávamos essa vitória há dois anos. Foi especial vencer a Colômbia praticamente de virada, e na casa deles”, disse um dos atacantes brasileiros, que atribuiu à família a conquista.

No dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e chefe de missão do Brasil no Parapan de Rugby, Luiz Claudio Pereira, dedicou a vitória da Seleção aos mais de 24 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

“Essa vitória veio com um gosto ainda mais especial. Esperamos que esses meninos dêem alegria e representem bem a todos os brasileiros que possuem algum tipo de deficiência.”

O Brasil volta à quadra nesta quinta-feira, 22, para dois duelos importantes: às 14h (horário de Brasília) contra os Estados Unidos e às 18h contra o Canadá. As partidas serão transmitidas ao vivo pelo http://bogota2011.org/envivo.html

OS JOGOS DO BRASIL (horário de Brasília)
Quarta-feira 21/9
20h Brasil 59 x 38 Colômbia

Quinta-feira 22/9
14h Brasil x Canadá
18h Brasil x EUA

Sexta-feira 23/9
18h Brasil x Argentina

Sábado 24/9
14h Brasil x México

Nenhum comentário: