quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Paraolimpiadas

ANDRE BRASIL SERÁ O PORTA-BANDEIRA NA ABERTURA DO PARAPAN

O nadador Andre Brasil, campeão paraolímpico e recordista mundial em piscinas curta e longa, será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos no próximo sábado, dia 12, em Guadalajara, no México. Ganhador de quatro medalhas de ouro e uma de prata na Paraolimpíada de Pequim, em 2008, Andre conquistou cinco ouros e duas pratas no último mundial da modalidade, em 2010, na Holanda.

Nesta quarta-feira, o prefeito de Guadalajara recebe os atletas de todas as delegações na abertura oficial da Vila Parapan-Americana. Dispostos a manter a hegemonia conquistada no Rio em 2007 – quando ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas com 83 ouros, 68 pratas e 77 bronzes -, os brasileiros começaram a chegar no México na manhã de segunda-feira, com as equipes de Ciclismo e Tiro com Arco. Atletismo, Natação, Bocha e Goalball chegaram à noite, e as demais equipes – Basquete em Cadeira de Rodas, Futebol de Cinco, Halterofilismo, Judô, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas e Vôlei Sentado – no dia seguinte.

“O processo de chegada na Vila é uma logística complicada”, explica Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). “Temos que ser eficientes, de modo a tornar esse processo o mais confortável possível. Esse trabalho depende do CPB e do Copag (Comitê Organizador dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara). Ao mesmo tempo, nossa equipe na Vila prepara acomodações e escritório. Os atletas já estão na vila e vivendo no local que será a sua ‘casa’ nas próximas duas semanas. Esse conforto é fundamental”.

Um dos primeiros a chegar na nova casa foi o ciclista Soelito Ghor, bicampeão mundial da modalidade. “Estamos um pouco ansiosos, pois não vemos a hora de competir”, disse ele, que é estreante em Parapans. “Corremos mundiais e outras competições, mas queremos conhecer os adversários que estarão aqui. Temos os americanos, colombianos, sempre podem aparecer novos adversários. Acredito que temos muita chance de medalha. Estamos nos dando muito bem, a equipe está unida e estamos trabalhando muito para os resultados serem os melhores”.

Para Andrew Parsons, a expectativa é a melhor possível. “A cidade está se transformando do Pan para o Parapan. O Comitê Organizador é o responsável por duas grandes competições e é visível a preocupação de entregar um evento do mesmo nível do Pan. A população mexicana acolhe os Jogos”, afirmou.

Um colecionador de recordes e medalhas

Detentor de quatro recordes paraolímpicos e 16 mundiais, incluindo competições em piscinas longas e curtas, o nadador Andre Brasil é um dos maiores nomes do paradesporto mundial. Nas últimas três competições mais relevantes da Natação Paraolímpica – Paraolimpíadas de 2008 e os Mundiais de Piscina Curta (2009) e Piscina Longa (2010) – Andre alcançou o impressionante total de 16 medalhas douradas.

Nenhum comentário: