segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Parapan

BRASIL LIDERA NATAÇÃO COM 3 OUROS NO PRIMEIRO DIA

O Brasil terminou o primeiro dia de provas da natação nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara liderando o quadro de medalhas da modalidade, com três ouros, um a mais que México, Argentina e Estados Unidos, e três bronzes.

Após duas pratas nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2007, Ronaldo Souza Santos chegou ao lugar mais alto do pódio este domingo. Ele conquistou o primeiro ouro da natação brasileira no México ao vencer os 400m livre na categoria S7, à frente do mexicano Enrique Perez e do canadense Jean-Sebastien Lapointe.

Pouco depois foi a vez de Caio Oliveira vencer os 100m peito na categoria S8, superando o canadense Sergeant-Tsonos Christopher e o argentino Lucas Poggi. Estreante em Parapans, Caio, de apenas 18 anos, já ganhara o ouro no Mundial Júnior na República Tcheca, em 2010, e no Parapan Pacífico, no Canadá, este ano.

Na última prova do dia, Ronystony Cordeiro, Adriano de Lima, Clodoaldo Silva e Daniel Dias conquistaram o terceiro ouro da natação brasileira, nos 4x50m livre 20 pontos – prova em que a soma das classes dos atletas não pode passar de 20 – com mexicanos e argentinos completando o pódio. Foi o 12° ouro de Clodoaldo e o quinto de André em Parapans.

Nascido com má-formação nos membros inferiores, o que afetou o movimento de sua pernas, Caio Oliveira começou a nadar aos 5 anos de idade por recomendação médica. Ele competia com atletas sem deficiência em maratonas aquáticas e ao asistir as Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, sentiu-se estimulado a participar do paradesporto.

Já Ronaldo teve poliomielite quando tinha um ano e meio de idade. Começou a praticar natação em 2000, incentivado por um amigo, e conheceu o movimento paraolímpico no ano seguinte, quando foi convidado a participar do Campeonato Aberto de Mar del Plata, na Argentina. Em 2009, conquistou dois bronzes no Campeonato Mundial de Piscina Curta, no Rio de Janeiro.

O segundo dia de provas da natação promete mais alegrias para a torcida brasileira, com as participações de André Brasil, do veterano Genezi – que esteve nas Paraolimpíadas de Barcelona em 1992 –, dos irmãos Renato e Regiane Nunes e das musas Letícia Lucas Ferreira e Gabriela Cantagalo, todos brigando pelo ouro

Nenhum comentário: