segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Parapan

BRASIL DISPUTA PRIMEIRAS MEDALHAS DO PARAPAN NO DOMINGO

O Brasil estreia nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara este domingo brigando por medalhas no Ciclismo e na Natação. Os primeiros a buscar um lugar no pódio serão os ciclistas Flaviano de Carvalho, Jefferson Spimpolo, João Alberto, Soelito Gohr, Jady Malavazzi e Marleide da Silva, que disputam a prova Contra Relógio a partir das 9h (13h de Brasília).

Bicampeão mundial de Estrada na Itália (2009) e no Canadá (2010), e quarto lugar nas Paraolimpíadas de Pequim em 2008, Soelito Gohr é a maior esperança de ouro no primeiro dia de provas do ciclismo, quando tentará superar colombianos e canadenses, apontados pelo coordenador da modalidade, Romolo Lazzaretti, como os principais adversários dos brasileiros.

À tarde, em 11 provas a partir das 16h (20h de Brasília), a equipe de natação começa uma competição particular contra os canadenses, que ficaram em primeiro lugar no quadro de medalhas no Rio em 2007, com dois ouros a mais que o Brasil (41 a 39), apesar da supremacia brasileira no total (108). “Estamos mordidos”, diz Clodoaldo da Silva, dono de 11 ouros em Parapans (quatro em 2003, em Mar del Plata, e sete no Rio, em 2007).

O domingo marca também a estreia da Bocha nos Jogos Parapan (a modalidade foi incluída este ano) a partir das 10h30 (14h30), mesmo horário em que a seleção feminina de Goalball entra em quadra para enfrentar o forte time do Canadá. A equipe masculina da modalidade inicia sua participação pouco depois, contra a Nicarágua, às 13h30 (17h30). Já a seleção feminina de Basquete em Cadeira de Rodas também enfrenta o Canadá às 11h15 (15h15) pelo Grupo A, que tem ainda Argentina e El Salvador.

Campeã no Rio em 2007 com 26 medalhas (11 de ouro, sete de prata e oito de bronze), a equipe do Tênis de Mesa começa a campanha pelo bi às 9h (13h de Brasília), com as primeiras eliminatórias individuais. Às 11h (15h) é a vez do Tênis em Cadeira de Rodas, que trouxe para Guadalajara os medalhistas de 2007 Carlos Alberto do Santos (o Jordan), ouro em dupla e bronze individual, Mauricio Pomme, ouro individual, e Rejane da Silva, prata em dupla, além dos estreantes Daniel Rodrigues e Natália da Costa, ouro no Parapan Juvenil na Colômbia, em 2009.

Os atletas brasileiros estão em Guadalajara com recursos do SICONV (Sistema de Convênios do Ministério do Esporte), que centraliza todas as informações em uma única base e permite acesso a todos os órgãos envolvidos – CPB, Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ministério do Esporte, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Nenhum comentário: