segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Parapan

NATAÇÃO GARIMPA MAIS OURO NO SEGUNDO DIA DE PROVAS

Após os três ouros da estreia, o segundo dia de provas da natação nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara promete mais alegrias para a torcida brasileira, com as participações de Andre Brasil, do veterano Genezi – que esteve nas Paraolimpíadas de Barcelona em 1992 –, dos irmãos Renato e Regiane Nunes e das musas Letícia Lucas Ferreira e Gabriela Cantagalo, todos em busca do ouro. O Brasil lidera o quadro de medalhas da modalidade, com três ouros e três bronzes.

Letícia é favorita para conquistar a medalha de ouro nos 200m medley, classe S5. O Brasil tem outras cinco chances de subir ao lugar mais alto do pódio. Nélio de Almeida (S6), que conquistou um ouro, uma prata e um bronze no Parapan do Rio, há quatro anos, vai buscar a vitória nos 100m peito. Também nos 100m peito, mas na classe S8, Carlos Alberto tem boas chances de vencer, em seu primeiro Parapan.

Na classe S9, o jovem Matheus Henrique, de apenas 17 anos, e Andre Brasil, dono de quatro ouros paraolímpicos, quatro em parapan-americanos e nove em Mundiais, vão brigar pelo primeiro lugar nos 100m peito.

Outra briga boa será travada nos 50m livre, classe S13, entre Carlos Farremberg, que em 2007 conquistou quatro ouros e uma prata no Parapan do Rio, e o estreante João Luís de Castro Almeida. Na classe S11, o também surfista Matheus Rheine é favorito nos 50m livre.

Após vários dias de expectativa e tensão, o nadador William Sant’Anna pôde enfim respirar aliviado. Reclassificado como S9 após anos como S8, William viu suas chances de medalha diminuírem. O Comitê Paraolímpico Brasileiro entrou com um protesto, William passou por nova banca e está classificado, agora definitivamente, como S8, em que tem boas chances de brigar por medalha nos 50m livre.


CLASSIFICAÇÃO
As classes sempre começam com a letra S (swimming, natação em inglês) e o atleta pode ter classificações diferentes para o nado peito (SB) e o medley (SM).
• S1 a S10 / SB1 a SB9 / SM1 a SM10 – nadadores com limitações físico-motoras
• S11, SB11, SM11 S12, SB12, SM12 S13, SB13, SM13 – nadadores com deficiência visual
• S14, SB14, SM14 – nadadores com deficiência intelectual

Nenhum comentário: