segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Parapan

BRASIL DEFINE NADADORES PARA DISPUTAR AS PRIMEIRAS MEDALHAS

O Brasil inicia a briga por medalhas nos Jogos Parapan-Americanos, este domingo, com chances de conquistar o ouro em pelo menos quatro das 11 provas que abrem as competições no Centro Aquático, em Guadalajara. O primeiro a entrar na água, às 16h (20h de Brasília), será Adriano de Lima, ganhador de sete ouros e uma prata no Rio de Janeiro, em 2007, que disputa os 400m Livre na categoría S6.

Na sequência, Ronaldo Souza Santos, que conquistou duas pratas no Parapan do Rio e dois bronzes no Campeonato Mundial de Piscina Curta, na mesma cidade, em 2009, compete nos 400m Livre S7.

Após a premiação das primeiras seis provas, a partir das 16h56 (20h56), é a vez de Caio Amorim nadar pelo ouro nos 100m Costas S8. Estreante em Parapan-Americanos, Caio foi ouro no Mundial Júnior na República Tcheca, em 2010, e no Parapan Pacífico no Canadá, este ano.

O Brasil fecha o primeiro dia da natação com Ronystony da Silva (S4), Adriano de Lima (S6), Clodoaldo da Silva (S5) e Daniel Dias (S5) disputando o Revezamento 4x50 Livre 20 pontos – prova em que a soma das classes dos atletas não pode passar de 20.

Na natação, competem atletas com diversos tipos de deficiência (física e visual) em provas dos 50m aos 400m no estilo Livre, e dos 50m aos 100m nos estilos Peito, Costas e Borboleta. O Medley é disputado em provas de 150m e 200m. As disputas são separadas de acordo com o grau e o tipo de deficiência. No Brasil, a modalidade é administrada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

CLASSIFICAÇÃO

As classes sempre começam com a letra S (swimming, natação em inglês) e o atleta pode ter classificações diferentes para o nado Peito (SB, breakstroke) e o Medley (SM).
• S1 a S10 / SB1 a SB9 / SM1 a SM10 – nadadores com limitações físico-motoras
• S11, SB11, SM11 S12, SB12, SM12 S13, SB13, SM13 – nadadores com deficiência visual
• S14, SB14, SM14 – nadadores com deficiência intelectual


SISTEMA DE CONVÊNIOS

Os atletas brasileiros estão em Guadalajara com recursos do SICONV (Sistema de Convênios do Ministério do Esporte). O CPB recebeu R$ 6.343.497,00 por meio de convênio com o Ministério do Esporte para serem aplicados em projetos para as Seleções Brasileiras permanentes de Natação, Hipismo, Atletismo, Tiro, Futebol de 5 e Judô para Cegos, além do projeto exclusivo para os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011.

O gerenciamento dos convênios é feito por meio do portal www.convenios.gov.br, que centraliza todas as informações em uma única base e permite que todos os órgãos envolvidos - CPB, Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ministério do Esporte, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União - tenham acesso. O processo, assim, oferece transparência na troca de informações entre as instituições e facilita o trâmite desde a análise inicial do projeto até a prestação de contas final.

Nenhum comentário: