quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Parapan

BRASIL GANHA QUATRO OUROS E BATE DOIS RECORDES NA NATAÇÃO

Não era a prova dele, já que Andre Brasil não costuma treinar os 100m peito (classe S9) e só nadou porque faltava um atleta para completar o número mínimo exigido para a disputa acontecer. Acabou ganhando a medalha de ouro e batendo o recorde parapan-americano, com 1m17s21.

Foi a quinta medalha de ouro do Brasil na natação, a quinta de Andre em Parapans e a segunda do país no dia, pouco depois da vitória de Carlos Alberto Maciel nos 100m peito, classe SB8. Estreante na competição, Carlos Alberto completou a prova em 1m21s43, abrindo a série de quatro ouros conquistados esta segunda-feira no Centro Aquático.

Foram ao todo 14 medalhas para os brasileiros em Guadalajara no segundo dia da natação. Além dos ouros, cinco de prata e cinco de bronze, que deixaram o país em segundo no quadro geral da modalidade, empatado em ouros com o México, que tem cinco pratas a mais que o Brasil.

Além de Andre e Carlos Alberto, Carlos Farremberg venceu a prova e bateu o recorde parapan-americano dos 50m livre na classe (S13) – seu quinto ouro na competição continental – e Genezi Andrade, veterano de cinco Paraolimpíadas, venceu os 50m livre (S3), conquistando sua nona medalha dourada em quatro Parapans.

A prata foi conquistada por Matheus Rheine, nos 50m livre (S11), Adriano de Lima, nos 100m peito (S5), William Sant’Anna, nos 50m livre (S8), e Letícia Ferreira, nos 200m medley (S5), além de Matheus Henrique na prova vencida por Andre Brasil.

A dobradinha com Matheus, de 17 anos, foi o principal motivo para Andre ter nadado os 100m peito. “A comissão técnica pediu, para que a prova acontecesse e o Matheus pudesse participar. Aí aceitei por ele. Acabei fazendo minha melhor marca. Mas falei para o Matheus: ‘Você só não ganhou porque é muito novo. Tem muito tempo ainda!’”

Nélio de Almeida, nos 100m peito (S6); Gabriela Cantagallo, nos 100m peito (S8); João Luís de Castro Almeida, nos 50m livre (S13); Regiane Nunes, nos 50m livre (S12); e Ronystony Cordeiro, nos 50m livre (S4), ficaram com o bronze, elevando a 20 o total de medalhas do Brasil, atrás apenas dos anfitriões mexicanos, com 22.

Nenhum comentário: