sábado, 19 de novembro de 2011

Parapan

VÔLEI VENCE OS EUA, GANHA OURO E VAGA EM LONDRES

Vibrante. Essa palavra define a atuação da Seleção Brasileira de vôlei sentado nesta sexta-feira. Em quadra, além do ouro Parapan-Americano, estava em jogo a vaga para Londres 2012 e a rivalidade contra os Estados Unidos, a única equipe a derrotar os brasileiros na primeira fase. De virada, após perder o primeiro set por cinco pontos de diferença, a Seleção Brasileira fez valer sua melhor técnica e venceu por 3 a 1, com parciais de 20/25, 25/18, 25/12 e 25/15. O bicampeonato teve comemoração com direito a peixinho logo após o hino nacional.

Com a vitória no vôlei, o Brasil chegou a 70 medalhas de ouro e precisa ganhar apenas mais quatro para garantir matematicamente o bi no Parapan-Americano, podendo conquistá-lo um dia antes do encerramento dos jogos em Guadalajara. Estados Unidos e México, ambos com 44 ouros, precisam subir ao topo do pódio 27 vezes a mais que o Brasil para assumir a ponta. No caso dos donos da casa, esta é uma tarefa impossível, pois eles disputam apenas mais 19 ouros. Já os americanos, podem conquistar um máximo de 29 medalhas douradas, sendo duas delas em confrontos direto com o Brasil, no goalball feminino e masculino, disputados neste sábado, às 15h30 (19h30 de Brasília) e 17h30 (21h30), respectivamente.

Na final do vôlei, as arquibancadas do Complexo Pan-Americano estavam lotadas de torcedores, que faziam olas e apoiavam o Brasil. “É uma felicidade muito grande ver o Brasil classificado para Londres”, afirmou o presidente do CPB, Andrew Parsons, presente no ginásio. “Esse ouro é significativo para o Movimento Paraolímpico, pois mostra que o trabalho está sendo bem feito pela ABVP. Será demais ver tanto os meninos quanto as meninas representando bem o nosso país", disse Parsons.

O Brasil estreou no vôlei sentado em Guadalajara perdendo para os Estados Unidos, por 3 a 2 (15 a 13 no tie-break). Em 2007, no Rio de Janeiro, os brasileiros também perderam para os americanos na primeira fase, e se vingaram na final, conquistando o ouro numa virada histórica, como a desta sexta-feira no México.

Após a vitória, o técnico Fernando Guimarães admitiu ter escondido o jogo no primeiro confronto com os americanos. “Foi uma escolha tática não entrar com a equipe titular. Contra o Canadá, na semifinal, mostramos maturidade e um volume de jogo excelente. Na final conseguimos colocar nossa melhor técnica em campo, e agora é seguir trabalhando pensando em Londres", afirmou.

Um dos destaques da final, Gilberto Lourenço, o Giba, não parava de comemorar a vitória. “É bicampeão! Brasil é ouro. Estamos em Londres, obrigado a todos que torceram”. Wellington Anunciação, um dos principais bloqueadores do time, sintetizou o sentimento da equipe: "Vestir a camisa do Brasil é um peso muito gratificante. Representar essa bandeira nos transmite garra. Não tenho nem como expressar tanta alegria”, disse empolgado.

A seguir, os destaques do Brasil nesta sexta-feira em Guadalajara.

GOALBALL
Com uma goleada de 10 a 0 sobre o México, a Seleção Brasileira masculina de goalball garantiu lugar na decisão da modalidade contra os Estados Unidos, às 17h30 (21h30 de Brasília) deste sábado, em partida que vale vaga nas Paraolimpíadas de 2012. A Seleção feminina já carimbou o passaporte para Londres nesta sexta-feira, com a vitória por 7 a 4 sobre o Canadá na semifinal. As meninas disputam o ouro antes dos homens, às 15h30 (19h30), contra as americanas, que também já estão classificadas.

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
A Seleção feminina joga por vaga nas Paraolimpíadas de Londres às 13h30 (17h30) deste sábado, contra o México, na disputa pelo bronze dos Jogos Parapan-Americanos. Nesta sexta-feira, a equipe masculina venceu El Salvador por 97 a 28, com 24 pontos do cestinha José Marcos, e decide o quinto lugar contra a Argentina, às 11h15 (15h15) de sábado.

HALTEROFILISMO
O halterofilismo brasileiro voltou ao pódio de Guadalajara nesta sexta-feira. Estreante em Jogos Parapan-Americanos, Luiz Carlos Novaes ficou com o bronze na categoria 75 a 82.5 kg. No sábado, último dia da modalidade no Parapan, o Brasil tem três atletas disputando medalha na categoria acima de 67, 5 kg feminino (Márcia Menezes, Josilene Ferreira e Edilândia Araújo) e três acima de 90 kg masculino (Joseano Felipe, Rodrigo Marques e Cristiano Pacheco). A disputa feminina ocorre às 12h (16h), e a masculina às 17h (21h).

JUDÔ
A estreia do judô brasileiro em Guadalajara foi vitoriosa, com destaque para Giovana Pilla, medalha de ouro na categoria acima de 70 kg, com a compatriota Deanne Silva conquistando o bronze. No masculino, foram duas medalhas de prata, uma com o tetracampeão paraolímpico Antônio Tenório (até 100 kg) e outra com Wilians Silva (acima de 100 kg). Neste sábado, as disputas no judô começam às 10h (14h) nas categorias até 73 kg e até 81 kg masculino, e até 63kg feminino.

FUTEBOL DE 5
Com gols dos artilheiros Jefinho e Ricardinho, a Seleção Brasileira de futebol de 5 bateu a Colômbia por 2 a 0 e chegou a sua quarta vitória seguida no Parapan de Guadalajara. Neste sábado, às 12h (16h), ainda pela fase classificatória, o Brasil cumpre tabela contra a Argentina, com as duas equipes já garantidas na final, às 14h (18h) de domingo,

TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS
No último dia do tênis em cadeira de rodas, a dupla brasileira Rejane Cândida e Natália Mayara teve a chance de conquistar uma medalha de bronze, mas foi derrotada por duplo 6/4 pelas chilenas Mardones e Ortiz e ficou em quarto lugar.

Nenhum comentário: