CHAMA DOS JOGOS PARAPAN-AMERICANOS É ACESA ESTA SEXTA-FEIRA EM GUADALAJARA
A tocha com a chama dos Jogos Parapan-Americanos será acesa em uma cerimônia indígena às 16h (20h de Brasília) desta sexta-feira, e percorrerá 28km até o Estádio Telmex de Atletismo, em Guadalajara, onde no sábado acontece a cerimônia de abertura da competição. David Valadez Mercado será o primeiro dos 112 atletas a se revesarem no transporte da tocha, que circulará pelos quatro municípios da região metropolitana da capital do estado de Jalisco. A tocha passará a noite no Instituto Cultural Cabañas, construção histórica no centro da cidade, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, de onde partirá no dia seguinte para o Telmex.
As equipes brasileiras que participam das 13 modalidades em disputa têm treinado forte desde a chegada no México, dispostas a manter a hegemonia conquistada no Rio em 2007, quando, pela primeira vez, o Brasil liderou o quadro de medalhas, com 83 de ouro, 68 de prata e 77 de bronze. As competições começam no domingo, dia 13, com Basquete em Cadeira de Rodas, Bocha, Goalball, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas e provas finais de Ciclismo Contra o Relógio e Natação, que podem dar as primeiras medalhas ao Brasil.
Os Jogos Parapan-Americanos tiveram sua origem em 1967, em Winnipeg, no Canadá, quando seis países se reuniram para disputar os Jogos Pan-Americanos para Paraplégicos, com modalidades disputadas em cadeiras de rodas. Até 1995 foram realizadas nove edições similares, com modalidades e classes específicas. Foi apenas a partir de 1999, na Cidade do México, que a competição ganhou o nome de Jogos Parapan-Americanos, reunindo diferentes tipos de deficiência e modalidades, sob a chancela do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
Na primeira edição participaram aproximadamente mil atletas de 19 países, em quatro modalidades. Desde então a competição tem crescido a cada realização. Em sua terceira edição, no Rio 2007, os jogos foram coordenados pelo Comitê Organizador dos XV Jogos Panamericanos, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), seguindo as regras estabelecidas pelo Comitê Paralímpico das Américas (APC) e do IPC. Na ocasião, mais de 1.300 atletas de 25 países competiram em 10 modalidades. Este ano, em Guadalajara, com três novas modalidades (Tiro Com Arco, Ciclismo e Bocha) participam cerca de 1.500 atletas de 24 países.
Ao todo, o Brasil conquistou 572 medalhas nas três edições já realizadas dos Jogos Parapan-Americanos (255 ouros, 176 pratas e 141 bronzes). Após ficar por duas edições em segundo lugar no quadro geral de medalhas, o País garantiu a primeira posição no Rio 2007 e pretende repetir o sucesso em Guadalajara 2011. Abaixo, o desempenho do país na competição:
Cidade do México 1999 - 2º lugar no quadro geral de medalhas, com 92 de ouro; 55 de prata e 33 de bronze, com um total de 180
Mar del Plata 2003 - 2º lugar no quadro geral de medalhas, com 80 de ouro; 53 de prata e 31 de bronze, com um total de 164
Rio de Janeiro 2007 - 1º lugar no quadro geral de medalhas, com 83 de ouro; 68 de prata e 77 de bronze, com um total de 228
Nenhum comentário:
Postar um comentário