MODALIDES QUE GARANTEM OS ATLETAS NOS JOGOS DE LONDRES 2012
O tênis de mesa foi a primeira modalidade a garantir no México a passagem rumo às Paraolimpíadas de Londres em 2012. Com as medalhas de ouro conquistadas em Guadalajara, Iranildo Espíndola, Ezequeil Babes, Claudiomiro Segatto, Carlo Di Franco Michel, Jane Rodrigues, Joyce Oliveira, Carlos Carbinatti, Lucas Martins e Iliane Faust classificaram-se para a principal competição do paradesporto mundial.
Além dos campeões nas várias classes, Paulo Salmin, prata na C8, também comemorou a vaga, já que seu adversário, o canadense Ian Kent, não atende aos critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, que exige um número mínimo de participações em eventos durante a temporada.
A disputa pelo ouro nos Jogos Parapan-Americanos pode classificar mais três modalidades, além de somar pontos individuais no ranking de outras cinco. Dentre as equipes que estão no México, apenas o Futebol de 5 já tem vaga assegurada. A pressão é maior sobre o time de Vôlei Sentado, campeão no Rio em 2007, que precisa repetir o feito para conquistar a única vaga aberta para Londres. Apesar de o Basquete em Cadeira de Rodas e o Goalball também classificarem apenas uma equipe, o Brasil pode conquistar a vaga mesmo sem o ouro, dependendo da colocação de Estados Unidos e Canadá.
Halterofilismo, judô, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e ciclismo somam pontos para os respectivos rankings, que determinam a quantidade de vagas que o Brasil terá. Atletismo e Natação, duas das principais modalidades paraolímpicas, definem seus classificados por critério técnico.
Abaixo, os critérios para classificação das modalidades que disputam os Jogos Parapan-Americanos.
BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
Campeão ganha a vaga. Canadá e EUA já estão classificados no masculino e no feminino.
BOCHA
Brasil já tinha duas vagas asseguradas antes do Parapan, cuja pontuação vale para o ranking internacional que definirá as convocações.
CICLISMO
Brasil já tinha duas vagas asseguradas antes do Parapan e a pontuação em Guadalajara pode garantir a terceira.
GOALBALL
Uma vaga em disputa. EUA, no masculino, e Canadá, no masculino e no feminino, já estão classificados.
HALTEROFILISMO
Pontuação no Parapan vale para o ranking internacional, a ser fechado em fevereiro de 2012, classificando os 10 melhores de cada categoria
JUDÔ
Pontuação no Parapan vale para o ranking internacional
TÊNIS DE MESA
Campeão de cada classe ganha a vaga. Brasil classificou 10 atletas em Guadalajara.
TÊNIS DE CADEIRA DE RODAS
Pontuação no Parapan vale para o ranking internacional
TIRO COM ARCO
Pontuação no Parapan vale para o ranking internacional
VÔLEI SENTADO
Campeão ganha a vaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário