terça-feira, 29 de novembro de 2011

MMA




RAINHA DE BATERIA SERÁ RING GIRL EM EVENTO NA BEIJA FLOR

No próximo sábado, na quadra da Beija Flor, irá acontecer a 1ª edição do Beija Flor Fight Combat.
Após anunciarem que Darlan Cunha, “o Laranjinha” no filme Cidade dos Homens, será o announcer principal. Agora a bela Raíssa Oliveira, rainha de bateria da escola e que será uma das ring girls do evento.

“Sabia que a escola iria promover o evento, já tinha dito que ia assistir, porque nunca vi uma luta de perto. Mas nem passou pela minha cabeça que eles me chamariam para entrar no octógono. Estou ansiosa com a nova experiência”, revelou a beldade.

Card do evento atualizado (sujeito a alterações)
Super Lutas
Até 57kg José Maria “Sem Chance” (RFT) Vs Lucas Delmônico “Lukinha” (BPT)
Até 57kg Bete Tavares (RFT) Vs Jennifer Araújo (Relma)
Até 73kg Jorge “Blade” (RFT) Vs Nelson Velasques (PRVT)

Luta Internacional
Até 73kg Carlston Lindsay/Guiana (RFT) Vs Bruno “Renascer”/Brasil (Celeiro da Luta)

Card Profissional
Até 61kg Henrique Alves (RFT) Vs Marcio Martins (Relma)
Até 64kg “Wall” do Santos (RFT) Vs Vitor Riso (Relma)
Até 66kg Bruno “Carioca” (RFT/Lula Boxe) Vs Bruno “Cro Cop” (PRVT)
Até 66kg Leonardo Muller "Tangerina" (Gracie Fusion) Vs Rafael Farias (Marcelão Team/Soul Fight)
Até 70kg Adriano Sargento (Careca Team) Vs Jonas “Cyborg” (BPT)
Até 77kg Gelson dos Anjos (RFT) Vs Silvio José (Celeiro da Luta)
Até 84kg Junior Bastos (BTT) Vs Marcus “Raposa” Vinícius (Breda JT)

Card Amador
Até 61kg Daniel Souza “Zé Grilo” (RFT) Vs Vander Loureiro (Game Fight)
Até 65kg Beto Pit Bull (Top Brother) Vs Rodrigo Elias (Game Fight)

Futebol Nacional



GOLEIRO RENOVA COM O AMÉRICA MG

A diretoria do América acertou na tarde desta terça-feira a prorrogação do contrato do goleiro Neneca até dezembro de 2013. O contrato do goleiro, considerado um dos melhores da temporada, venceria em dezembro de 2012. Mas reconhecimento seu ótimo desempenho e seu desejo de fazer história no clube, como o próprio declarou em recente entrevista no CT Lanna Drumond, a diretoria decidiu dar uma valorização ao atleta e, ao mesmo, se proteger do assédio de outros clubes. Com o novo compromisso, a multa contratual do jogador teve um aumento significativo e, a partir de agora, qualquer negociação deverá passar pela diretoria americana.

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Neneca não atua no último jogo da temporada, domingo, contra o Atlético/GO, em Goiânia. Feliz com o reconhecimento, o goleiro dará entrevista coletiva amanhã (quarta-feira), às 10:00, no CT Lanna Drumond. Em seguida, ele será liberado para cuidar de assuntos pessoas e já iniciará seu merecido período de férias.

AUTOMOBILISMO



KIMI RAIKKONEN VOLTA A FÓRMULA 1

Na Fórmula 1, a equipe Renault Lotus, surpreendeu e anunciou a contratação do ex-campeão Finlandês Kimi Raikkonen, por duas temporadas. Raikkonen foi campeão em 2007 e deixou a categoria em 2009 e desde então estava disputando o Mundial de Rali. O piloto chega para ser o número um da equipe, a segunda vaga ainda está sendo disputada e o Brasileiro Bruno Senna, está brigando pela vaga.

VOLEI




SELEÇÃO DE VÔLEI PERDE MAIS UMA E SE COMPLICA

Após a derrota para Cuba, a Seleção Masculina de Volei, voltou às quadras hoje e novamente perdeu, desta vez foi para Sérvia, por 3 sets a 1, com parciais de 27/25, 20/25, 25/20 e 25/22. Com a derrota a Seleção caiu uma posição, e está em quarto lugar, fora da classificação para os Jogos Olimpicos de Londres 2012. O próximo jogo do Brasil será na sexta feira, contra o Irã.

Copa do Mundo 2014




RONALDO SERÁ O NOVO HOMEM FORTE DO COL

Ronaldo será o novo homem forte do Comitê Organizador Local, o ex-jogador aceitou o convite e irá substituir Ricardo Teixeira no cargo. O anuncio será feita na quinta feira, no Rio de Janeiro.

Futebol Nacional



ALCIDES ANTUNES É O NOVO GERENTE DE FUTEBOL DO CRICIUMA

A diretoria do Criciúma confirmou hoje a contratação de Alcides Antunes como novo gerente de futebol do clube. Alcides tem a missão de montar o elenco para a próxima temporada.

Após ter chances de conquistar o acesso para a primeira divisão nacional, o Criciúma decepcionou na reta final do Campeonato Brasileiro da Série B e terminou o torneio na modesta 14ª colocação, apenas quatro pontos à frente da zona de rebaixamento.

Futebol Nacional



ZAGUEIRO DO BRAGANTINO MORRE

O zagueiro do Bragantino, Gustavo Valezzi de 22 anos, faleceu na manhã de domingo vitima de Câncer. O jogador foi afastado no inicio desta temporada e passou por duas cirurgias, mas não resistiu.

Valezzi iniciou sua carreira em 2007, no Mirassol e chegou ao clube de Bragança Paulista no ano seguinte. Emprestado para o Internacional, o jogador ainda passou por Atlético Sorocaba em 2010, mas ficou pouco no clube, já que retornou ao time alvinegro. A doença do zagueiro, porém, impossibilitou que ele atuasse nesta volta ao Bragantino.

Futebol Internacional



MESSI É O ARTILHEIRO LIDERA A CLASSIFICAÇÃO ANUAL DE ARTILHEIROS


O atacante do Barcelona e da seleção argentina Lionel Messi lidera a classificação anual de artilheiros em jogos internacionais de clube e em partidas pelas seleções nacionais, feita pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

Classificação:

1. Lionel Messi (Barcelona/Argentina) 17 (4/13)
2. Hassan Abdel Fattah Hassan Mahmoud (Al-Wehdat Clube Amã/Jordânia) 16 (10/6)
3. Mario Gómez (Bayern de Munique/Alemanha) 16 (7/9)
4. Radamel Falcão (Porto/At. Madrid/Colômbia) 16 (4/12)
5. Javier Hernández (Manchester United/México) 15 (12/3)
6. Neymar (Santos/Brasil) 13 (7/6)
7. Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Portugal) 12 (7/5)
8. David Villa (Barcelona/Espanha) 12 (7/5)
9. Aleksandar Duric (Tampines Rovers/Cingapura) 12 (6/6)
10. Bertram Kai (Hienghène Sport/N.Caledonia) 11 (11/0)
10. Deon McCaulay (R.Gentle-City Boys U/Belize) 11 (11/0)

VOLEI



BRASIL PERDE A SEGUNDA NO VÔLEI

Em duas horas de jogo, a Seleção Brasileira Masculina de vôlei perdeu para Cuba, por 3 sets a 2, com parciais de 17-25, 25-22, 25-23, 20-25 e 15-12. Essa foi da segunda derrota da Seleção, que ainda continua em terceiro lugar.


1 Polônia 19 7 6 1 20 7 2,857
2 Rússia 18 7 6 1 18 5 3,6
3 Brasil 16 7 5 2 19 9 2,111
4 Itália 14 7 5 2 17 10 1,7
5 Cuba 14 7 5 2 16 10 1,6
6 Irã 12 7 5 2 15 13 1,154
7 EUA 9 7 3 4 11 12 0,917
8 Argentina 9 7 3 4 12 15 0,8
9 Japão 8 7 2 5 12 16 0,75
10 Sérvia 3 7 1 6 8 20 0,4
11 Egito 3 7 1 6 5 18 0,278
12 China 1 7 0 7 3 21 0,142

Futebol Nacional




BAHIA PARABENIZA NORDESTINOS

O Site oficial do Bahia, publicou uma nota no sábado, parabenizando a o acesso para Série A de Náutico e Sport. Mas ainda colocou uma frase, dizendo: A frase “Que o Ceará também consiga permanecer na Série A, para que o futebol nordestino fique ainda mais fortalecido” O próximo adversário do time Baiano e justamente o Ceará.

sábado, 26 de novembro de 2011

Futebol Internacional

PHILIPE COUTINHO SERÁ O TITULAR CONTRA O SIENA

Embalado pela vaga antecipada para as finais da Liga dos Campeões, a Inter de Milão enfrenta neste domingo (27/11) o Siena, pela 13ª rodada do Campeonato Italiano. Com 11 pontos, o time de Philippe Coutinho busca uma recuperação na competição e uma vitória nesta partida pode fazer o clube subir da 16ª para a 11ª posição na tabela de classificação. Sem saber o que é derrota desde o dia 29 de outubro, quando foi derrotado pela Juventus por 2 a 1, a Inter pode chegar a quatro jogos de invencibilidade pela primeira vez na temporada.

Confiante na ascensão da equipe, Philippe Coutinho acredita num bom resultado, mesmo atuando fora de casa.

- Estamos voltando. A sequência é boa e a evolução dentro de campo é nítida. Tivemos uma pausa nas competições e aproveitamos o máximo este tempo para colocar tudo em ordem, ajustando a parte física e trabalhando a parte técnica. Agora é colocar tudo em prática e é isso que estamos fazendo e tenho certeza que contra o Siena não será diferente. Vamos nos recuperar no Campeonato Italiano – garantiu o meia brasileiro, autor do gol da vitória sobre o Cagliari por 2 a 1 na última rodada.

Natação




Campeonato Brasileiro Júnior é a nova meta de Nathalia Almeida no nado sincronizado

Neste final de semana acontece o 22º Campeonato Brasileiro Júnior de Nado Sincronizado. Em São Paulo, no Clube Paineiras do Morumby, as atletas de todo o país competem nas provas de figuras, solo, duetos e por equipe em busca do título da competição. E entre as favoritas a medalha de ouro está Nathalia Almeida, de apenas 14 anos. Ainda com idade juvenil, a atleta do Tijuca Tênis Clube compete pela primeira vez na modalidade júnior em âmbito nacional, já que neste ano a atleta havia disputado e vencido o Campeonato Carioca da categoria. Mesmo com idade de juvenil, Nathalia confia numa boa apresentação na piscina paulista.

- Competição complicada e difícil pelo momento. Estou saindo agora da categoria juvenil e iniciando na categoria júnior. As dificuldades são normais, mas estou confiante. O trabalho está muito legal e o que me deixa com esperança num bom resultado foi o Campeonato Estadual desse ano, nesta mesma categoria. Eu e a Camila Almeida (dupla) conseguimos o primeiro lugar na competição no dueto – disse Nathalia Almeida, que irá competir apenas na prova de duetos.

A treinadora, Glauce Soutinho também confia numa boa apresentação de Nathalia Almeida mesmo numa categoria acima da dela.

- Todos os passos estão sendo dados com muito cuidado e sem queimar etapas. Ela e a Camila Almeida (dupla da Nathalia na competição) conseguiram um ótimo resultado no Campeonato Carioca da modalidade, derrotando a dupla do Fluminense, que era favorita, e levando a medalha de ouro. E por isso a expectativa por um bom resultado é grande. A dedicação e os trabalhos realizados pela Nathalia nos treinos me deixam confiante – disse a treinadora.

A atleta do Tijuca Tênis Clube integra a Seleção Brasileira Juvenil de nado sincronizado e de natação. No Sul-Americano deste ano, disputado em Lima, no Peru, ela conquistou o prêmio Delfin de melhor atleta de nado sincronizado da competição. Nathalia tem como objetivo disputar os Jogos Olímpicos de 1016 nas duas modalidades, mas também disputa uma vaga para os jogos de 2012, em Londres.

Futebol Internacional




Ídolo do Flamengo e Benfica, ex-zagueiro Mozer elogia Artur Moraes

A grande atuação na partida contra o Manchester United na última terça-feira (22/11), pela Liga dos Campeões, continua rendendo elogios ao goleiro brasileiro Artur Moraes. Nesta quinta, foi à vez do ex-zagueiro Mozer, ídolo do Flamengo e Benfica (time que defendeu por cinco temporadas, 183 jogos). Na edição de hoje do jornal A Bola, o ex-zagueiro se rendeu ao talento do brasileiro debaixo das traves benfiquistas.

- Quando penso em grandes goleiros do Benfica, me lembro imediatamente do Bento e do Preud’Homme, com os quais tive prazer em jogar. Eles deixaram uma marca no clube e são ídolos. O Artur, se continuar assim, pode chegar a este patamar. Ele passa tranquilidade e cresce a cada jogo. Vem demonstrando ser um ótimo goleiro – disse o ex-zagueiro, Campeão Mundial Interclubes com o Flamengo, em 1981, e atual treinador do Portimonense.

Na edição de hoje, além de Mozer, o jornal A Bola, também ouviu a opinião de Humberto Coelho, outro ex-zagueiro e ídolo do Benfica. Ele elogiou as recentes exibições de Artur Moraes, colocando o arqueiro brasileiro como um dos grandes goleiros da história do clube português.

- Já pode ser considerado um dos melhores goleiros da história do Benfica. Toma sempre as melhores decisões nos momentos decisivos. Ele é a prova de que não é preciso ser espalhafatoso, basta ser eficaz debaixo da baliza. Artur nunca entra em pânico e é muito equilibrado – finalizou.

Ontem foram sorteados os grupos da 2ª fase de grupos da Taça da Liga. O Benfica, atual campeão, está no Grupo B da competição ao lado do Vitória de Guimarães, Marítimo e Santa Clara. A competição começa em janeiro. Neste sábado (26/11), os Encarnados enfrentam o Sporting, no Estádio da Luz, em partida que vale a liderança no Campeonato Português

Futebol Nacional

Futebol Nacional

Futebol Nacional

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Futebol Nacional

Mono Menezes e Ney Franco, divulgaram os jogadores que concorrem ao prêmio de MElhor em cada posição no Campeonato Brasileiro.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UFC




MAIQUEL FALCÃO SOFRE INFARTO

Maiquel Falcão, ex lutador do UFC, sofreu um infarto e está internado na Santa Casa da Misericórdia, em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

“O Maiquel ainda está no CTI e deve permanecer por mais alguns dias, quando deve realizar um cateterismo. Ele está lúcido e melhorando bem rápido”, revelou Marcelo Brigadeiro, seu empresário.

UFC




THIAGO PITBULL VAI ENFRENTAR MARTIN KAMPMANN

Após vencer o invicto Papy Abedi, Thiago Pitbull, recusou uma luta no UFC Rio, em janeiro e volta ao octógono no dia 3 de março, contra o Dinamarquês, Martin Kampmann.

“Foi a luta que eu pedi e sei que os fãs do UFC vão se amarrar. Ele acabou de vencer o Rick Story, que tinha me vencido antes, então é uma luta boa pra mim”, revelou o cearense.

Thiago explicou porque recusou a luta no Rio de Janeiro, que acontece no dia 14 de janeiro.

“Perguntaram se eu queria lutar no Rio e eu disse que adoraria, mas está muito em cima. Vão ter vários eventos no Brasil e, com certeza, vou lutar em um deles”, explica o atleta, com um objetivo em mente: “Meu sonho é lutar pelo cinturão no Brasil, e vamos trabalhar para isso”.

UFC







CARLOS CONDIT LANÇA MARCA DE ROUPA

Carlos Condit que está escalado para enfrentar Josh Koscheck, no UFC 143, no dia 4 de fevereiro. O lutador lançou uma marca de roupa "Head Rush", e usou a sua esposa, Seager Condit, como modelo, veja as fotos:

Futebol Nacional

CBF DIVULGA ESCALA DE ARBITRAGEM

A CBF divulgou a escala de árbitro para penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

Confira os árbitros:

Palmeiras x São Paulo (Pacaembu)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Herman Brunel Vani (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)

Santos x Bahia (Vila Belmiro)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues Santos (RS) e José Chaves Franco Filho (RS)

Flamengo x Internacional (Claudio Moacyr, em Macaé)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Bruno Boschilia (PR)

Fluminense x Vasco (Engenhão)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)

Grêmio x Atlético-GO (Olímpico)
Árbitro: Francisco Assis Almeida Filho (CE)
Auxiliares: Arnaldo Rodrigues de Souza (CE) e Carolina Romanholi Melo (CE)

Atlético-MG x Botafogo (Arena do Jacaré, em Sete Lagoas)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Jossemmar Diniz Moutinho (PE)

Figueirense x Corinthians (Orlando Scarpelli)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Roberto Braatz (PR)

Coritiba x Avaí (Couto Pereira)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Janette Maria Arcanjo (MG) e Helberth Costa Andrade (MG)

América-MG x Atlético-PR (João Havelange, em Uberlândia)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Evandro Gomes Ferreira (GO)

Ceará x Cruzeiro (Presidente Vargas)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

Futebol Internacional



ARTHUR MORAES É DESTAQUE NO JOGO CONTRA O MANCHESTER UNITED

Uma noite para entrar na história da carreira de Artur Moraes. Com defesas importantes e decisivas, o goleiro brasileiro ajudou o Benfica a segurar o empate em 2 a 2 contra o Manchester United, na Inglaterra, e, de quebra, garantiu o time português na próxima fase da Liga dos Campeões, o que não acontecia desde 2006. A prova da bela exibição de Artur debaixo da baliza benfiquista está nos jornais de hoje, em Portugal.

O jornal A Bola deu nota 8 para o goleiro brasileiro e o chamou de “O senhor da Serenidade”. Já o jornal O Jogo, da cidade do Porto, colocou Artur como a figura da partida e destacou sua atuação com uma nota 8. “Escreveu a história de forma destacada. O Benfica fez história em Old Trafford, conseguindo evitar pela primeira vez a derrota no campo do Manchester United, muito por força do poder de Artur. O goleiro brasileiro brilhou em alto nível, e Mano Menezes, o treinador brasileiro, pode começar a olhar para a sua regularidade, sobretudo na Liga dos Campeões, onde tem sido muito importante para o Benfica”, destacava a nota.

O jornal Record o avaliou com uma nota 4 (de 0 a 5) com a seguinte explicação: “Se este era o verdadeiro teste de fogo à qualidade de Artur, então o brasileiro passou com grandeza. Esteve sempre seguro entre os postes, muito eficaz e mostrou uma serenidade impressionante, mesmo estando num grande ambiente. Impressionante”, finalizava.

Com a vaga para a próxima fase da Liga dos Campeões garantida, o Benfica volta as suas atenções para o Campeonato Português. Neste sábado (26/11), os Encarnados recebem o Sporting, no Estádio da Luz. Líder da competição ao lado do Porto, com 24 pontos, o time de Artur Moraes defende, além da liderança, a invencibilidade do clube na temporada (21 jogos).

Futebol Nacional

terça-feira, 22 de novembro de 2011

UFC




SHOGUN DIZ QUE VIU ESTRELAS

Mauricio Shogun encarou Dan Henderson, no UFC 139, e durante 25 minutos, os dois lutadores mostraram muitas alternativas e por decisão dividida, os juízes deram a vitória para o americano.
Após a luta, em entrevista coletiva, o brasileiro, comentou os erros durante os três primeiros round, quando teve o supercílio aberto.

“Eu estava muito grogue, vendo estrelinhas há muito tempo. Perdi muito sangue na minha luta, então não estava 100%, mas dei o meu máximo. O Dan Henderson tem uma pele de jacaré, aguenta porrada e não sangra nada”, comentou Maurício.

UFC



CHAEL SONNEN DEVE ENFRENTAR MARKMUÑOZ

Chael Sonnen que desafiou o Brasileiro Anderson Silva, para lutar pelo cinturão, pode ter outro adversário. A luta deverá ser contra o Filipino, Mark Muñoz e deve acontecer no dia 28 de janeiro, no UFC on Fox 2.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Natação

NATHALIA ALMEIDA É DESTAQUE NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE NATAÇÃO

No último fim semana aconteceu o 20º Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, no Clube Álvares Cabral, em Vitória/ ES. Com um ouro (200m Medley), duas pratas (200m Livres e 400m Medley) e um bronze (200m borboleta), Nathalia Almeida, de apenas 14 anos, foi um dos destaques da competição. A cada prova, a jovem promessa vem amadurecendo e consolidando como grande esperança de medalhas para o Brasil nos jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

- Estava confiante mesmo sabendo que a competição seria difícil. Agora é seguir com a programação e com o ritmo intenso de treinos. Estou mudando de categoria agora e a carga nos treinamentos está aumentando - disse Nathalia, que no dia 14 de dezembro completa 15 anos.

A atleta do Tijuca Tênis Clube integra a Seleção Brasileira Juvenil de nado sincronizado e de natação. No Sul-Americano deste ano, disputado em Lima, no Peru, ela conquistou o prêmio Delfin de melhor atleta de nado sincronizado da competição. O objetivo da atleta é disputar os Jogos Olímpicos de 1016 nas duas modalidades. Mas Nathalia também na disputa por vaga para os jogos de 2012, em Londres.

Futebol Internacional

PHILLIPE COUTINHO CONFIANTE NA CLASSIFICAÇÃO DA INTER DE MIILÃO

Líder do Grupo B da Liga dos Campeões com nove pontos, a Inter de Milão enfrenta o Trabzonspor, na Turquia, nesta terça-feira (22/11). O time do meia Philippe Coutinho, um dos destaques do time na vitória deste sábado (19/11) sobre o Cagliari, por 2 a 1, joga por um empate para garantir a vaga na próxima fase da competição. No outro jogo do grupo, o CSKA enfrenta o Lille, na Rússia. Os dois times ainda lutam pelas vagas. Hoje, os classificados seriam Inter e Trabzonspor.

Feliz com o retorno em grande estilo contra o Cagliari, inclusive marcando o gol da vitória, Philippe Coutinho quer sair da Turquia com a classificação, mesmo sabendo das dificuldades que serão encontradas.

- Foi uma vitória importante no sábado porque precisávamos nos recuperar no Campeonato Italiano. É um resultado que dá confiança. Estou feliz pela volta à equipe e pelo gol marcado, mas o mais importante foi ajudar a Inter a vencer. Na Turquia, teremos um jogo difícil, com uma torcida muito grande e que joga junto com o time o tempo todo. É uma partida importante para nossas pretensões na Liga dos Campeões e vamos em busca de um bom resultado lá – disse.

Futebol Internacional

BENFICA E MANCHESTER SE ENFRENTAM NA LIGA DOS CAMPEÕES

Após garantir a vaga para as oitavas-de-final da Taça de Portugal, na última sexta-feira (18/11), o Benfica volta a campo, nesta terça (22/11), pela Liga dos Campeões. O adversário será o Manchester United e, jogando fora de casa, o time do goleiro brasileiro Artur Moraes busca a classificação para a próxima fase da competição. Líderes do grupo com oito pontos, Benfica e Manchester United podem carimbar a vaga amanhã com um empate, desde que o Otelul derrote o Basel, na Romênia. Quem vencer estará nas oitavas-de-final da Liga. Jogador importante na invencibilidade dos Encarnados na temporada (20 jogos), Artur está confiante para o confronto.

- Estamos muito próximos da classificação, mas temos que fazer por merecer para chegarmos lá. Encarar o Manchester United, no Old Trafford, é uma honra e um prazer para qualquer jogador. Podemos sair da Inglaterra com uma vitória, mas temos que fazer por merecer – disse Artur Moraes, em entrevista ao jornal Record, de Portugal. O goleiro também falou sobre o caminho do Benfica na Liga dos Campeões.

- Para ser finalista da Liga dos Campeões é preciso unir vários fatores, entre eles, experiência na competição, sorte nos sorteios, principalmente das oitavas de final, e ambição, além de confiança. Se tivermos isso podemos ter um ano importante no Benfica – finalizou.

Parapan

NATAÇÃO A POUCAS BRAÇADAS DO TÍTULO

A natação brasileira é favorita para conquistar sete medalhas de ouro nas 13 provas do último dia de competição no Centro Aquático dos Jogos Parapan-Americanos, em Guadalajara. Confirmando-se a expectativa, o país garante o primeiro lugar no quadro de medalhas da modalidade, que lidera com 26 de ouro, 19 de prata e 24 de bronze, à frente do México, que tem 18 de ouro.

Esta é a tarde em que Daniel Dias, que já bateu a impressionante marca de nove vitórias em nove provas, pode chegar ao seu 11º ouro na competição, 19º em dois Parapans. Ele nada os 200m livre S5 (S2-S3-S4) e o revezamento 4x100m medley até 34 pontos, ao lado de Andre Brasil, Matheus Henrique da Silva e Phelipe Rodrigues. Andre também deve aumentar sua coleção de ouros: ele busca o sexto em Guadalajara, 10º em Parapans, nas provas dos 100m livre S10 e do revezamento.

Mas a natação brasileira não depende só de seus dois maiores atletas na atualidade. Carlos Farremberg, que em 2007 levou quatro ouros e uma prata para casa, vai disputar os 100m livre S13 e pode subir ao lugar mais alto do pódio pela segunda vez nestes Jogos.

Nadadores estreantes em Parapans, que chegaram ao México como promessas, também têm tudo para confirmar sua força. Vanilton Filho, de 18 anos, é favorito para ganhar seu quarto ouro, dessa vez nos 100m livre S9 – ele já tem também um bronze. Joana Silva ruma para seu quarto ouro e seu quarto recorde parapan-americano, agora nos 200m livre S5 (S2-S3-S4). Caçula do grupo, Talisson Glock, de apenas 16 anos, é a aposta nos 100m costas S6.

Os atletas brasileiros estão no México com recursos do SICONV – Sistema de Convênios do Ministério do Esporte (www.convenios.gov.br), que centraliza as informações em uma única base e permite que todos os órgãos envolvidos – CPB, Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ministério do Esporte, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União – tenham acesso aos dados. Assim, o processo oferece transparência na troca de informações entre as instituições e facilita o trâmite do processo, desde a análise inicial do projeto até a prestação de contas final.

O CPB recebeu R$ 6.343.497,00 por meio de convênio com o Ministério do Esporte para serem aplicados em projetos para as Seleções Brasileiras permanentes de paranatação, hipismo adaptado, para-atletismo, tiro paradesportivo, futebol de 5 e judô para cegos. Além do projeto exclusivo para os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011, cujos resultados aparecem no quadro geral de medalhas da competição.

Parapan

Parapan

sábado, 19 de novembro de 2011

Futebol Internacional

Philippe Coutinho marca e Inter vence o Cagliari

Em sua volta ao time da Inter de Milão após um mês afastado por conta de uma lesão muscular, o meia Philippe Coutinho foi um dos destaques do time neste sábado. Na vitória de 2 a 1 sobre o Cagliari, pela 12ª rodada do Campeonato Italiano, o brasileiro sofreu a falta que resultou no de Thiago Motta, aos nove, do segundo tempo e, aos 15, num chute da entrada da grande área, marcou o gol da vitória da equipe de Milão. Com o resultado, a Inter ocupa agora a 16ª posição e começa a mostra uma recuperação na competição. Na próxima rodada, o time de Philippe Coutinho enfrenta o Siena.

Agora, a Inter de Milão foca os seus trabalhos na Liga dos Campeões. Na terça-feira (22/11), a equipe italiana viaja para a Turquia, onde enfrenta o Trabzonspor.

Parapan

VÔLEI VENCE OS EUA, GANHA OURO E VAGA EM LONDRES

Vibrante. Essa palavra define a atuação da Seleção Brasileira de vôlei sentado nesta sexta-feira. Em quadra, além do ouro Parapan-Americano, estava em jogo a vaga para Londres 2012 e a rivalidade contra os Estados Unidos, a única equipe a derrotar os brasileiros na primeira fase. De virada, após perder o primeiro set por cinco pontos de diferença, a Seleção Brasileira fez valer sua melhor técnica e venceu por 3 a 1, com parciais de 20/25, 25/18, 25/12 e 25/15. O bicampeonato teve comemoração com direito a peixinho logo após o hino nacional.

Com a vitória no vôlei, o Brasil chegou a 70 medalhas de ouro e precisa ganhar apenas mais quatro para garantir matematicamente o bi no Parapan-Americano, podendo conquistá-lo um dia antes do encerramento dos jogos em Guadalajara. Estados Unidos e México, ambos com 44 ouros, precisam subir ao topo do pódio 27 vezes a mais que o Brasil para assumir a ponta. No caso dos donos da casa, esta é uma tarefa impossível, pois eles disputam apenas mais 19 ouros. Já os americanos, podem conquistar um máximo de 29 medalhas douradas, sendo duas delas em confrontos direto com o Brasil, no goalball feminino e masculino, disputados neste sábado, às 15h30 (19h30 de Brasília) e 17h30 (21h30), respectivamente.

Na final do vôlei, as arquibancadas do Complexo Pan-Americano estavam lotadas de torcedores, que faziam olas e apoiavam o Brasil. “É uma felicidade muito grande ver o Brasil classificado para Londres”, afirmou o presidente do CPB, Andrew Parsons, presente no ginásio. “Esse ouro é significativo para o Movimento Paraolímpico, pois mostra que o trabalho está sendo bem feito pela ABVP. Será demais ver tanto os meninos quanto as meninas representando bem o nosso país", disse Parsons.

O Brasil estreou no vôlei sentado em Guadalajara perdendo para os Estados Unidos, por 3 a 2 (15 a 13 no tie-break). Em 2007, no Rio de Janeiro, os brasileiros também perderam para os americanos na primeira fase, e se vingaram na final, conquistando o ouro numa virada histórica, como a desta sexta-feira no México.

Após a vitória, o técnico Fernando Guimarães admitiu ter escondido o jogo no primeiro confronto com os americanos. “Foi uma escolha tática não entrar com a equipe titular. Contra o Canadá, na semifinal, mostramos maturidade e um volume de jogo excelente. Na final conseguimos colocar nossa melhor técnica em campo, e agora é seguir trabalhando pensando em Londres", afirmou.

Um dos destaques da final, Gilberto Lourenço, o Giba, não parava de comemorar a vitória. “É bicampeão! Brasil é ouro. Estamos em Londres, obrigado a todos que torceram”. Wellington Anunciação, um dos principais bloqueadores do time, sintetizou o sentimento da equipe: "Vestir a camisa do Brasil é um peso muito gratificante. Representar essa bandeira nos transmite garra. Não tenho nem como expressar tanta alegria”, disse empolgado.

A seguir, os destaques do Brasil nesta sexta-feira em Guadalajara.

GOALBALL
Com uma goleada de 10 a 0 sobre o México, a Seleção Brasileira masculina de goalball garantiu lugar na decisão da modalidade contra os Estados Unidos, às 17h30 (21h30 de Brasília) deste sábado, em partida que vale vaga nas Paraolimpíadas de 2012. A Seleção feminina já carimbou o passaporte para Londres nesta sexta-feira, com a vitória por 7 a 4 sobre o Canadá na semifinal. As meninas disputam o ouro antes dos homens, às 15h30 (19h30), contra as americanas, que também já estão classificadas.

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
A Seleção feminina joga por vaga nas Paraolimpíadas de Londres às 13h30 (17h30) deste sábado, contra o México, na disputa pelo bronze dos Jogos Parapan-Americanos. Nesta sexta-feira, a equipe masculina venceu El Salvador por 97 a 28, com 24 pontos do cestinha José Marcos, e decide o quinto lugar contra a Argentina, às 11h15 (15h15) de sábado.

HALTEROFILISMO
O halterofilismo brasileiro voltou ao pódio de Guadalajara nesta sexta-feira. Estreante em Jogos Parapan-Americanos, Luiz Carlos Novaes ficou com o bronze na categoria 75 a 82.5 kg. No sábado, último dia da modalidade no Parapan, o Brasil tem três atletas disputando medalha na categoria acima de 67, 5 kg feminino (Márcia Menezes, Josilene Ferreira e Edilândia Araújo) e três acima de 90 kg masculino (Joseano Felipe, Rodrigo Marques e Cristiano Pacheco). A disputa feminina ocorre às 12h (16h), e a masculina às 17h (21h).

JUDÔ
A estreia do judô brasileiro em Guadalajara foi vitoriosa, com destaque para Giovana Pilla, medalha de ouro na categoria acima de 70 kg, com a compatriota Deanne Silva conquistando o bronze. No masculino, foram duas medalhas de prata, uma com o tetracampeão paraolímpico Antônio Tenório (até 100 kg) e outra com Wilians Silva (acima de 100 kg). Neste sábado, as disputas no judô começam às 10h (14h) nas categorias até 73 kg e até 81 kg masculino, e até 63kg feminino.

FUTEBOL DE 5
Com gols dos artilheiros Jefinho e Ricardinho, a Seleção Brasileira de futebol de 5 bateu a Colômbia por 2 a 0 e chegou a sua quarta vitória seguida no Parapan de Guadalajara. Neste sábado, às 12h (16h), ainda pela fase classificatória, o Brasil cumpre tabela contra a Argentina, com as duas equipes já garantidas na final, às 14h (18h) de domingo,

TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS
No último dia do tênis em cadeira de rodas, a dupla brasileira Rejane Cândida e Natália Mayara teve a chance de conquistar uma medalha de bronze, mas foi derrotada por duplo 6/4 pelas chilenas Mardones e Ortiz e ficou em quarto lugar.

Parapan

MÁQUINA DE NADAR SUPERA A SI MESMO

Nove medalhas de ouro em nove provas, com sete recordes Parapan-Americanos. A máquina de nadar Daniel Dias chegou a esta marca no sexto dia de competições em Guadalajara, com vitória e recorde nos 100m livre S5 (1m10s14) e nos 50m costas S5 (35s63). Neste sábado, Daniel pode chegar ao 11º ouro, se vencer os 200m livre S5 e o revezamento 4x100m medley até 34 pontos (quando a soma da classe dos atletas não pode ultrapassar 34).

Daniel é dono dos recordes mundiais de cinco das sete provas individuais disputadas por ele no Parapan. A motivação, agora, são os dois que faltam: o dos 50m costas e o dos 100m peito. “Aqui foram recordes Parapan-Americanos. Em Londres eu espero bater os mundiais. Não só os que eu não tenho. Quero melhorar minhas próprias marcas”, disse.

A natação brasileira conquistou um total de dez medalhas nesta sexta-feira – cinco de ouro, quatro de prata e uma de bronze -, chegando a 69 no total, sendo 26 douradas. Joana Silva subiu ao lugar mais alto do pódio pela terceira vez ao bater o recorde da competição nos 100m livre S5 (1m29s57). Edênia Garcia foi campeã nos 50m costas S5, somando este ouro aos seis que conquistou nos Parapans de Mar Del Plata (2003) e do Rio (2007). E Nélio de Almeida tornou-se bicampeão da competição nos 50m borboleta S7, repetindo a vitória conseguida no Rio em 2007.

O prodígio Caio Amorim, 18 anos e dois recordes neste Parapan, foi prata nos 100m livre S8 e bronze nos 100m borboleta na mesma classe. Também ganharam medalha de prata os nadadores Camille Rodrigues, nos 100m costas S9; Francisco Avelino, nos 50m costas S5; e Clodoaldo Silva, nos 100m livre S5.

O último dia de provas no Centro Aquático começa às 16h (20h de Brasília), com término previsto para 18h35 (22h35).

Parapan

ATLETISMO BRASILEIRO ENCERRA PARTICIPAÇÃO COM RECORDE MUNDIAL

O atletismo brasileiro encerrou sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, esta sexta-feira, com o primeiro lugar na modalidade, dando show nas provas de pista e campo. Ao todo foram 60 medalhas, sendo 27 de ouro, 23 de prata e 10 de bronze. Mesmo faltando a maratona para cadeirantes, a ser disputada no domingo sem presença de brasileiros, o país garantiu o primeiro lugar ao abrir vantagem de dois ouros em relação aos Estados Unidos, o segundo colocado com 56 medalhas no total.

Os brasileiros conquistaram seis ouros, sete pratas e dois bronzes, com destaque para os atletas cegos. Daniel Silva, da classe T11 estabeleceu novo recorde mundial na prova dos 400m, classe T11, com o tempo de 49s82. “É uma felicidade enorme”, comemorou Daniel. “Fiquei feliz com a medalha, e mais ainda com o recorde. Guadalajara vai ficar no meu coração para sempre. Agradeço ao meu guia, pois o atleta cego não é nada sem o guia. Meu técnico confiou no meu potencial, e disse que eu era capaz de bater esse recorde aqui”.

Para o coordenador técnico da modalidade, Ciro Winckler o resultado geral evidencia a força do atletismo brasileiro e mostra frutos do trabalho que tem sido feito no país. “Estamos dentro da meta, ganhamos medalhas em todas as classes que disputamos. Temos muita força com os atletas cegos, amputados, paralisados cerebrais. Também ganhamos medalhas com cadeirantes e atletas com próteses. Encerramos a participação como campeões da modalidade, antes mesmo do término das disputas, e isso é muito bom”, destacou Ciro.

Outro atleta que se destacou foi Odair Santos, que levou ouro na prova de 5000m, classe T11. O fundista abriu uma distância de mais de 120m sobre seus adversários, vencendo com o tempo de 16m06s26. “Posso dizer que esse foi um dos melhores anos da minha vida. Venci todas as provas no campeonato mundial, conquistei dois recordes, casei e ainda descobri que serei pai”, disse o paulista de 30 anos, que ganhou seu oitavo ouro em Parapans. “Fechar o ano com duas medalhas de ouro no Parapan-Americano é maravilhoso. Estou muito feliz”, comemorou.

Terezinha Guilhermina correu os 200m e levou a terceira medalha dourada para casa. Quem também sobressaiu foi o corredor Francisco Daniel, de Pernambuco, que bateu o recorde das Américas na prova de 1500m T37, com o tempo de 4m51s47.

Nos 400m, classe T11, vencida por Daniel Silva, o velocista Lucas Prado, detentor dos recordes mundiais dos 100m e 200m, sentiu-se mal na reta final e caiu na linha de chegada, sendo desclassificado. Segundo a organização, o guia cruzou a linha de chegada antes do atleta, o que é proibido pelas regras da competição.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Parapan

FOMINHA DE OURO, DANIEL DIAS PODE CHEGAR A 11 MEDALHAS

O primeiro Parapan-Americano de Daniel Dias, há quatro anos, no Rio, foi arrasador: o nadador conquistou nada menos que oito ouros. A marca pode ser batida neste sexto dia de competição dos Jogos de Guadalajara. Ele já ganhou sete provas no México, e tem tudo para vencer os 100m livre S5 (S3) e os 50m costas S5 (S2-S3-S4), a partir das 16h (20h de Brasília).

E não vai parar por aí. No sábado, último dia da natação, Daniel é favorito para mais dois ouros, nos 200m livre S5 (S2-S3-S4) e no revezamento 4x100m medley até 34 pontos (quando a soma da classe dos atletas não pode ultrapassar 34), ao lado de Andre Brasil, Matheus Henrique da Silva e Phelipe Rodrigues.

As atenções nesta quinta-feira também estão voltadas para as meninas. Uma das apostas do Brasil para Londres 2012, Edênia Garcia, de 24 anos, é favorita na prova dos 50m costas S5 (S2-S3-S4). Assim como Andre Brasil e Daniel Dias, Edênia, que tem uma doença degenerativa, é um dos 15 integrantes do Projeto Ouro do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), que dá suporte ao treinamento de atletas de ponta visando bons resultados nas Paraolimpíadas.

Apesar de ser da classe S4, Edênia disputa suas quatro provas com nadadores S5, a exemplo do que aconteceu no Parapan do Rio, em 2007. “Não há atletas suficientes na minha classe, então tenho que nadar com pessoas da S5, o que prejudica meu resultado. Ainda assim, nos 50m costas tenho grande chance de vencer”, diz ela, que ganhou quatro medalhas de ouro em 2003, em Mar Del Plata, e duas de ouro e duas de bronze no Rio.

Joana Silva, também de 24 anos, já ganhou duas medalhas de ouro neste seu primeiro Parapan, com direito a recordes da competição nos 50m borboleta e 50m livre. Esta sexta-feira, ela é novamente favorita, agora nos 100m livre S5 (S4). Além de Joana e Edênia, a estreante Camille Rodrigues, de 19 anos, já conquistou uma prata e um bronze e tem tudo para subir novamente ao pódio na prova dos 100m costas S9 (S7-S8).

Os atletas brasileiros estão no México com recursos do SICONV – Sistema de Convênios do Ministério do Esporte (www.convenios.gov.br), que centraliza as informações em uma única base e permite que todos os órgãos envolvidos – CPB, Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ministério do Esporte, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União – tenham acesso aos dados. Assim, o processo oferece transparência na troca de informações entre as instituições e facilita o trâmite, desde a análise inicial do projeto até a prestação de contas final.

O CPB recebeu R$ 6.343.497,00 por meio de convênio com o Ministério do Esporte para serem aplicados em projetos para as Seleções Brasileiras permanentes de paranatação, hipismo adaptado, para-atletismo, tiro paradesportivo, futebol de 5 e judô para cegos. Além do projeto exclusivo para os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011, cujos resultados aparecem no quadro geral de medalhas da competição.

CLASSIFICAÇÃO DA NATAÇÃO
As classes sempre começam com a letra S (swimming, natação em inglês) e o atleta pode ter classificações diferentes para o nado peito (SB) e o medley (SM).

• S1 a S10 / SB1 a SB9 / SM1 a SM10 – nadadores com limitações físico-motoras
• S11, SB11, SM11 S12, SB12, SM12 S13, SB13, SM13 – nadadores com deficiência visual
• S14, SB14, SM14 – nadadores com deficiência intelectual

Campeonato Carioca

OLARIA PENSA GRANDE NO ESTADUAL

Uma das grandes surpresas do Campeonato Carioca deste ano, o Olaria conheceu nesta, quinta-feira, a tabela do Estadual 2012. O time da Rua Bariri está no Grupo A, ao lado de Bonsucesso, Botafogo, Flamengo, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu e Resende. A estreia na Taça Guanabara acontece nos dias 21 ou 22 (data ainda não confirmada), contra o Nova Iguaçu. Local e horário também não foram confirmados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ). Há quase duas semanas no comando do Olaria, o técnico Acácio fez uma análise da competição e também dos adversários do time na competição.

- No Campeonato Carioca, o fator casa é determinante. Não se pode perder pontos nesses jogos. E o Olaria vem forte. Vamos entrar na competição pensando grande. Um time nunca pode entrar pensando apenas em disputar. Tem que pensar grande. E esse será o espírito do Olaria. Ficamos num grupo forte e que será bastante disputado, principalmente na Taça Guanabara. Madureira, Nova Iguaçu, Macaé e Resende vem realizando boas campanhas nos últimos anos e, em 2012, não será diferente. Não esquecendo do Bonsucesso, que também chegará forte. Já Botafogo e Flamengo são candidatos a título sempre – disse o treinador.

O meia Pedrinho, principal reforço do Olaria para o Campeonato Carioca, aposta numa competição equilibrada e com possibilidade de surpresas.

- Pode ser um Campeonato diferente, com os times de menor investimento chegando mais longe na competição e com um equilíbrio muito grande. Existe a possibilidade dos quatro grandes participarem da Taça Libertadores e o Campeonato Carioca pode ficar diferente, com as equipes de menor investimento chegando longe na competição. Mas, independente disso, o Olaria vem pensando grande. Posso garantir isso. Não queremos apenas participar – disse Pedrinho.

Além do Campeonato Carioca, o Olaria está de olho numa possível vaga para a Copa do Brasil do ano que vem. Caso Fluminense, Flamengo e Botafogo confirmem a vaga para a Taça Libertadores (o Vasco já está garantido), o time estará confirmado na competição, já que a CBF impede que clubes disputem simultaneamente a Copa do Brasil e a Libertadores.

Parapan

NATAÇÃO GANHA NOVE MEDALHAS EM SETE PROVAS

A natação brasileira chegou a 59 medalhas com as nove ganhas na tarde desta quinta-feira, quando houve apenas sete provas. E levou um atleta veterano ao choro. A voz do potiguar Francisco Avelino, de 45 anos, falhou e os olhos se encheram de lágrimas depois de ganhar sua segunda medalha do dia ao lado do amigo e conterrâneo Clodoaldo Silva, com quem participa de competições há 15 anos. A primeira foi de bronze, nos 50m livre S5, prova em que Clodoaldo foi prata e Daniel Dias ganhou o ouro e bateu o recorde Parapan-Americano, com o tempo de 32s80.

A segunda medalha de Avelino foi de ouro, no revezamento 4x50m medley até 20 pontos, com a equipe formada por ele, Clodoaldo, Daniel e Jeferson Amaro. “Estou muito emocionado, principalmente por estar nesses pódios com o Clodoaldo e porque a medalha de bronze nem era esperada. Nem essa, nem a de ontem”, disse Avelino, referindo-se ao bronze que ganhara na quarta-feira, nos 100m peito SB4.

Com essas duas provas, Daniel Dias chegou à sétima medalha de ouro no Parapan – e é favorito para mais duas nesta sexta-feira e duas no sábado, podendo alcançar a marca de 11 na competição, 19 em dois Parapans. Com o revezamento, Clodoaldo Silva também aumentou a coleção de ouros, chegando a 16 em quatro Parapans.

Mais dois nadadores subiram ao lugar mais alto do pódio. Joana Silva bateu seu segundo recorde Parapan-Americano ao cravar 39s42 nos 50m livre S5. Nos 200m medley SM9, Matheus Henrique da Silva chegou em primeiro. Foi a terceira medalha de Matheus, de 17 anos, que já havia conquistado duas pratas.

O Brasil ainda foi prata com Caio Amorim nos 200m medley SM8 e bronze com William Santana na mesma prova e com Adriano de Lima nos 100m livre S6. Os brasileiros voltam ao Centro Aquático nesta sexta-feira, a partir das 16h (20h de Brasília).

Parapan

YOHANSSON BATE RECORDE MUNDIAL NO ATLETISMO

O quarto dia de provas no atletismo foi marcado pela primeira quebra de recorde mundial por um brasileiro nestes Jogos Parapan-Americanos. Yohansson Nascimento venceu os 200m T45/46 em 22s34, baixando em um centésimo de segundo a marca anterior – que era dele próprio, conquistada no início do ano no Mundial de Atletismo na Nova Zelândia.

Transbordando de felicidade, o alagoano tirou as sapatilhas e as jogou para o técnico Tadeu Monteiro, que o treinou em Brasília (DF) no último mês especialmente para o Parapan. Aclamado, o velocista deu a volta olímpica no estádio levando a bandeira do México, com a torcida local gritando “Brasil, Brasil”.

O ouro de Yohansson e de outros nove brasileiros, além de três pratas e três bronzes, impulsionou o país no quadro de medalhas da modalidade nesta quinta-feira, chegando a 21 ouros, 15 pratas e oito bronzes (44 no total), à frente dos Estados Unidos (18 ouros) e do México (15).

Subiram ao topo do pódio Roseane Santos, a Rosinha (lançamento de disco feminino F57/58, com 30,03m); Francisco Lima (lançamento de dardo masculino F44, com 50,30m); Edson Pinheiro (200m masculino T38, em 24s03); Yohansson Nascimento (200m masculino T46, em 22s34); Ariosvaldo Silva, o Parré (200m masculino T53, em 26s73); André Luiz Oliveira (salto em distância masculino F44, com 6,16m); Marivana Oliveira (lançamento de disco feminino F35-37, com 22,72m); Jenifer Santos (100m feminino T38, em 14s63); Odair Santos (1500m masculino T11, em 4m11s02) e Terezinha Guilhermina (400m feminino T11/12, em 58s42).

Os brasileiros medalhistas de prata no dia foram Francisco Daniel Coelho da Silva, nos 800m masculino T37 (2m16s04); Shirlene Coelho, no lançamento de disco feminino F35-37 (27.64m); e Viviane Soares nos 100m feminino T13 (13s05), mesma prova em que Joana Helena Silva ganhou o bronze (13s28), mesma medalha de Paulo Pereira, nos 200m masculino T38 (24s41); e Carlos Barto Silva, nos 1500m masculino T11 (4m21s35).

As disputas nesta sexta-feira, último dia de provas no estádio de Atletismo, começam mais cedo, às 10h (14h de Brasília). Das 31 finais a serem disputadas, o Brasil estará presente em 18, sendo apenas duas femininas.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 18 DE NOVEMBRO

10h – 5000m masculino T11
Odair Santos

10h10 – Lançamento de dardo masculino F57/58
Claudiney Batista dos Santos

10h30 – 800m masculino T12
Thierb Siqueira

10h36 – 800m masculino T13
Yeltsin Jacques

11h10 – Lançamento de disco masculino F35/36
Paulo Souza

11h30 – 200m feminino T11
Terezinha Guilhermina
Jhulia Karol
Jerusa Santos

11h35 – 200m feminino T12
Ana Tércia Soares

11h40 – 200m masculino T13
André Luiz Andrade

11h45 – 200m masculino T44
Alan Fonteles

11h50 – 200m masculino T37
Lucas Ferrari

12h – 200m masculino T54
Thiago Souza (Thiaguinho)

12h30 – 1500m masculino T37
Francisco Daniel Silva

13h21 – Lançamento de disco masculino F32-34
Bruno Teixeira

13h30 – 1500m masculino T13
Yeltsin Jacques

14h10 – 400m masculino T11
Lucas Prado
Daniel Silva

14h15 – 400m masculino T13
André Luiz Andrade
Yeltsin Jacques

14h20 – 400m masculino T46
Yohansson Nascimento
Emicarlo Souza

14h35 – 400m masculino T53
Ariosvaldo Silva (Parré)

Parapan

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Campeonato Carioca

DIVULGADA A TABELA DO CAMPEONATO CARIOCA

Com a mesma fórmula de disputa dos últimos anos, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou, nesta quinta-feira (17) à tarde, os grupos e a tabela do Campeonato Carioca de 2012, durante reunião do conselho arbitral. Campeão e vice deste ano, Flamengo e Fluminense foram os cabeças de chave. O Macaé Esporte caiu no Grupo A, ao lado do próprio Flamengo, Botafogo, Madureira, Resende, Olaria, Nova Iguaçu e Bonsucesso. No Grupo B estão Fluminense, Vasco, Americano, Bangu, Boavista, Volta Redonda, Friburguense e Duque de Caxias.



O campeonato começa em 21 de janeiro, mas ainda não tem as datas das partidas, já que resta a posição da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão. O Macaé, por exemplo, estreia contra o Madureira, fora de casa. Na rodada seguinte, recebe o Flamengo no Moacyrzão. Já os clássicos, em princípio, serão todos realizados no Engenhão. Porém, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, alertou que tentará mandar os jogos do time em São Januário. Flamengo e Botafogo farão o primeiro clássico, na quarta rodada, enquanto Fluminense e Vasco realizam o segundo, na sexta.



O preço dos ingressos ainda será discutido em uma reunião na primeira semana de dezembro. Segundo a fórmula de disputa, na Taça Guanabara os times se enfrentam dentro do mesmo grupo e, na Taça Rio, as equipes de uma chave enfrentam as da outra. Em ambos os casos, os dois clubes mais bem colocados de cada grupo avançam à semifinal.



>> As chaves do Carioca 2012:



Grupo A: Flamengo, Botafogo, Olaria, Resende, Macaé, Nova Iguaçu, Madureira e Bonsucesso.

Grupo B: Fluminense, Vasco, Boavista, Americano, Volta Redonda, Duque de Caxias, Bangu e Friburguense.

Parapan

MODALIDES QUE GARANTEM OS ATLETAS NOS JOGOS DE LONDRES 2012

O tênis de mesa foi a primeira modalidade a garantir no México a passagem rumo às Paraolimpíadas de Londres em 2012. Com as medalhas de ouro conquistadas em Guadalajara, Iranildo Espíndola, Ezequeil Babes, Claudiomiro Segatto, Carlo Di Franco Michel, Jane Rodrigues, Joyce Oliveira, Carlos Carbinatti, Lucas Martins e Iliane Faust classificaram-se para a principal competição do paradesporto mundial.

Além dos campeões nas várias classes, Paulo Salmin, prata na C8, também comemorou a vaga, já que seu adversário, o canadense Ian Kent, não atende aos critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, que exige um número mínimo de participações em eventos durante a temporada.

A disputa pelo ouro nos Jogos Parapan-Americanos pode classificar mais três modalidades, além de somar pontos individuais no ranking de outras cinco. Dentre as equipes que estão no México, apenas o Futebol de 5 já tem vaga assegurada. A pressão é maior sobre o time de Vôlei Sentado, campeão no Rio em 2007, que precisa repetir o feito para conquistar a única vaga aberta para Londres. Apesar de o Basquete em Cadeira de Rodas e o Goalball também classificarem apenas uma equipe, o Brasil pode conquistar a vaga mesmo sem o ouro, dependendo da colocação de Estados Unidos e Canadá.

Halterofilismo, judô, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e ciclismo somam pontos para os respectivos rankings, que determinam a quantidade de vagas que o Brasil terá. Atletismo e Natação, duas das principais modalidades paraolímpicas, definem seus classificados por critério técnico.

Abaixo, os critérios para classificação das modalidades que disputam os Jogos Parapan-Americanos.

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
Campeão ganha a vaga. Canadá e EUA já estão classificados no masculino e no feminino.

BOCHA
Brasil já tinha duas vagas asseguradas antes do Parapan, cuja pontuação vale para o ranking internacional que definirá as convocações.

CICLISMO
Brasil já tinha duas vagas asseguradas antes do Parapan e a pontuação em Guadalajara pode garantir a terceira.

GOALBALL
Uma vaga em disputa. EUA, no masculino, e Canadá, no masculino e no feminino, já estão classificados.

HALTEROFILISMO
Pontuação no Parapan vale para o ranking internacional, a ser fechado em fevereiro de 2012, classificando os 10 melhores de cada categoria

JUDÔ
Pontuação no Parapan vale para o ranking internacional

TÊNIS DE MESA
Campeão de cada classe ganha a vaga. Brasil classificou 10 atletas em Guadalajara.

TÊNIS DE CADEIRA DE RODAS
Pontuação no Parapan vale para o ranking internacional

TIRO COM ARCO
Pontuação no Parapan vale para o ranking internacional

VÔLEI SENTADO
Campeão ganha a vaga.

Macaé

MACAÉ EM DESVANTAGEM NA COPA RIO

O Macaé Esporte saiu em desvantagem no primeiro jogo da semifinal da Copa Rio. Jogando em Conselheiro Galvão, na tarde desta quinta-feira (17), o Alvianil foi derrotado pelo Madureira por 2 a 0. Agora, na partida de volta, que será realizada neste domingo (20), no Moacyrzão, o Leão terá que vencer por três gols de diferença para garantir diretamente uma vaga na final. Já qualquer vitória macaense por dois gols de vantagem leva a decisão para os pênaltis. Por sua vez, o Tricolor Suburbano garante a classificação até mesmo em caso de derrota simples.



No primeiro tempo, as duas equipes fizeram um jogo equilibrado. Aos 4min, o Madureira teve a primeira chance. O volante Michel Santos recebeu livre na área e chutou sobre o gol. O troco do Macaé veio logo depois, em arremate de Bruno Barra de fora da área. Aos 12min, o Alvianil pôs uma bola na trave com Pipico. Os dois times abusaram dos passes errados e pouco criaram até o intervalo. A melhor chance foi da equipe da casa, aos 43min. O lateral Paulo Vitor cruzou da esquerda e o atacante Diego Neves chegou atrasado.



Na etapa final, o jogo ficou mais movimentado. Logo aos 5min, o Macaé quase abriu o placar. Gedeil arriscou da intermediária e Márcio fez boa defesa. Três minutos depois, Michel acertou o pé da trave do goleiro Rerysson. A jogada foi um prenúncio de como seria o primeiro gol do Madureira. E, aos 19min, não teve jeito. O apoiador Michel recebeu na entrada da grande área e bateu no canto direito de Rerysson para fazer 1 a 0.



O Macaé sentiu o golpe e, logo na volta da parada técnica, Elias entrou pela direita e carimbou o pé da trave. A melhor chance do Alvianil aconteceu aos 29. Pipico cobrou a falta e Márcio fez bela defesa. Cinco minutos depois, o Tricolor Suburbano respondeu novamente com Elias, em cabeçada no travessão. Mas, aos 39min, não teve jeito. Elias entrou pela direita, finalizou e, no rebote de Rerysson, o lateral Wellington mandou para as redes. Final: Madureira 2 x 0 Macaé.



FICHA TÉCNICA

MADUREIRA 2 X 0 MACAÉ

Data/Hora: 17/11/2011 – 16h

Local: Estádio Aniceto Moscoso (Conselheiro Galvão)

Público/Renda: Não divulgados

Árbitro: Luis Antônio Silva dos Santos

Auxiliares: Silbert Faria Sisquim e Luiz Cláudio Regazone

Cartão amarelo: André Gomes (MAC)

Gols: Michel (19’2ºT) e Wellington (39’2ºT)

>> Madureira: Márcio; Wellington, Zé Carlos, Arthur Sanches e Paulo Vitor; Gilson, Michel Santos (Alex Silva, 18’2ºT), Rodrigo e Michel (Heitor, 37’2ºT); Elias e Diego Neves (Jô, 18’2ºT). Técnico: Luiz Cláudio.

>> Macaé: Rerysson; Bruno Barra, Ciro, Douglas Assis e Bill; Gedeil, Rincón, André Gomes (Gustavinho, 27’2ºT) e Norton (Tiago Lima, 13’2ºT); Pipico (Maciel, 34’2ºT) e Charles Chad. Técnico: Toninho Andrade.

Parapan

HALTEROFILISMO ESTREIA BRIGANDO POR MEDALHAS

O quinto dia de competições dos Jogos Parapan-Americanos marca a estreia do halterofilismo já com duas medalhas em jogo, nas categorias até 56 kg (peso leve) – com a participação de Alexandre Gouveia, Bruno Carra e Josenildo da Silva – e até 67,5 kg (peso médio), com José Maria Santana e Alexsander Santos. As disputas começam às 12h (16h de Brasília).

A quinta-feira marca também o inicio das fases eliminatórias no basquete em cadeira de rodas. A Seleção feminina tem uma difícil missão diante dos Estados Unidos, na primeira semifinal da modalidade, às 18h (22h de Braília). Pouco antes, às 15h45 (19h45), a equipe masculina entra em quadra pelas quartas-de-final, contra o México.

Os atletas brasileiros estão no México com recursos do SICONV (Sistema de Convênios do Ministério do Esporte), que centraliza todas as informações em uma única base e permite acesso a todos os órgãos envolvidos – CPB, Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ministério do Esporte, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Abaixo, as principais competições do Brasil nesta quinta-feira, dia 17.

ATLETISMO
de 14h às 18h15 (18 às 22h15)

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
– 15h45 (19h45) – quartas-de-final (M) – Brasil x México
– 18h (22h) - semifinal (F) – Brasil x EUA

FUTEBOL DE 5
– 10h (14h) – Brasil 6 x 0 México

GOALBALL
– 9h (13h) – Brasil 10 x 0 El Salvador (M)
– 14h30 (18h30) – Brasil x México (F)

HALTEROFILISMO
– 12h (16h) – Peso Leve até 56 kg (M)
– 17h (21h) – Peso Médio até 67,5 kg (M)

NATAÇÃO
– de 16h às 17h15 (20h as 21h15) – finais (M) (F)

TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS
– 13h (17h) – bronze duplas (M) – Brasil x Colombia

TÊNIS DE MESA (equipes)
– 12h (16h) – Brasil x México (M) (F)
– 18h (22h) – Brasil x Costa (M)

VÔLEI SENTADO
– 16h (20h) – semifinal – Brasil x Canadá

Futebol Internacional

ARTHUR MORAES QUER TITULO PARA COROAR O MOMENTO

Contratado no início da temporada após se destacar com a camisa do Braga, Artur Moraes já se sente em casa no Benfica. Há cinco meses no clube encarnado, o goleiro brasileiro é um dos destaques da equipe de Jorge Jesus e um dos responsáveis diretos pela invencibilidade do clube na temporada (19 jogos), que garante a liderança do Benfica no Campeonato Português e na Liga dos Campeões. Questionado pelo Jornal Record, de Portugal, se passa pelo melhor momento na carreira, Artur acredita que só os títulos podem dizer isso e que o Benfica mostra que pode chegar lá.

- As melhores temporadas são aquelas que terminam com conquistas. Só depois disso é que se pode dizer que a temporada foi boa ou até a melhor. No momento, posso dizer que foi o meu melhor início de temporada na carreira. O Benfica vem demonstrando neste início que é candidato ao título, mas entre demonstrar e ser, faltam 20 jogos. Passamos por duas provas importantes até agora (Porto e Braga) e fomos bem. A partir de agora não podemos sofrer grandes oscilações – disse o Artur Moraes, que credita aos companheiros de clube a boa fase debaixo da baliza benfiquista.

- Quando cheguei me senti bem no clube e fui bem recebido por todos. Consegui fazer aquilo que vinha fazendo no Braga e procurei passar tranquilidade e segurança, que resultou numa confiança do grupo no meu trabalho. Nenhum goleiro se destaca sozinho. Todo o conjunto tem que defender bem e isso que distingue uma grande equipe das demais. Eu dependo da equipe. O coletivo é que decide e isso é muito forte no Benfica – disse o goleiro.

Na próxima semana, o Benfica encara duas decisões na temporada. Na terça-feira (22/11), os Encarnados viajam até a Inglaterra, onde enfrentam o Manchester United, pela 5ª rodada da Liga dos Campeões. Com um empate ou uma vitória, o time de Artur Moraes pode garantir a vaga antecipada para a próxima fase da competição. No dia 26, o adversário será o Sporting, pela 11ª rodada do Campeonato Português. O Benfica lidera com 24 pontos. O rival está na cola, com um ponto a menos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Parapan

PROGRAMAÇÃO DOS ÚLTIMOS 4 DIAS DOS JOGOS PARAPAN–AMERICANOS – QUINTA A DOMINGO

ATLETISMO
Quinta-feira – de 14h às 18h15 (18 às 22h15)
Sexta-feira – de 10h às 14h35 (14h às 18h35)
Domingo – 7h30 (11h30) – maratona em cadeira de rodas

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
Quinta-feira – 20h15 (0h15) – semifinal feminina (Brasil já está classificado)
Sexta-feira – semifinal masculina (horário a definir)
Sábado – 13h30 (17h30) – bronze (F)
15h45 (19h45) – bronze (M)
18h (22h) – final (F)
20h15 (0h15) – final (M)
22h (2h) – premiação

CICLISMO
Sábado – de 9h às 12h (13h às 16h) – finais Estrada

FUTEBOL DE 5
Quinta-feira – 10h (14h) – Brasil x México
Sexta-feira – 12h (16h) – Brasil x Colômbia
Sábado – 12h (16h) – Brasil x Argentina
Domingo – 14h – final

GOALBALL
Quinta-feira – 9h (13h) – Brasil x El Salvador (M)
14h30 (18h30) – Brasil x México (F)

Sexta-feira – 9h (13h) – semifinal (F)
11h (15h) – semifinal (M)
16h (20h) – semifinal (F)
18h (22h) – semifinal (M)

Sábado – 11h (15h) – bronze (F)
13h (15h) – bronze (M)
15h30 (19h30) – final (F)
17h30 (21h30) – final (M)

HALTEROFILISMO
Quinta-feira – 12h (16h) – Peso Leve até 56 kg (M)
17h (21h) – Peso Médio até 67,5 kg (M)

Sexta-feira – 12h (16h) – Peso Leve até 60 kg (F)
17h (21h) – Peso Médio até 82,5 kg (M)

Sábado – 12h (16h) – Peso Pesado (F)
17h (21h) – Peso Pesado (M)

JUDÔ
Sexta-feira – 10h (16h) – eliminatórias (M) (F)
16h (20h) – finais (M) (F)

Sábado – 10h (16h) – eliminatórias (M) (F)
16h (20h) – finais (M) (F)

Domingo – 9h (13h) – eliminatórias (M) (F)
14h (18h) – finais (M) (F)

NATAÇÃO
Quinta-feira – de 16h às 17h15 (20h as 21h15) – finais (M) (F)
Sexta-feira – 16 h as 17h43 (20h as 21h43) – finais (M) (F)
Sábado – 16h as 18h34 (20h as 22h34) – finais (M) (F)

TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS
Quinta-feira – 13h (17h) – bronze duplas (M)
15h (19h) – final duplas (M) e bronze individual (F)
17h (21h) – final individual (F)

Sexta-feira – 15h (19h) – bronze individual (M) e bronze duplas (F)
17h (21h) – final duplas (F)
19h (23) – final individual (M)

TÊNIS DE MESA (equipes)
Quinta-feira – 10h (14h) – Brasil x Argentina (F)
12h (16h) – Brasil x México (M) (F)
18h (22h) – Brasil x Costa (M)

Sexta-feira – 10h (14h) – Brasil x México (F) e Brasil x Venezuela (F)
12h (16h) – Brasil x Argentina (M) + finais em todas as categorias

TIRO COM ARCO
Quinta-feira – 9h30 (13h30) – Patricia Layolle disputa bronze
10h20 (14h20) – Francisco Dantas disputa bronze

VÔLEI SENTADO
Quinta-feira – 16h (20h) e 19h (23h) – semifinais

Sexta-feira – 16h (20h) – bronze
19h (23h) - final

Macaé

MACAÉ ENFRENTA O MADUREIRA NA SEMIFINAL DA COPA RIO


Com a força máxima, o Macaé Esporte abre nesta quinta-feira (17), às 16h, a fase semifinal da Copa Rio. O adversário do Alvianil será o Madureira e o primeiro encontro acontece no Estádio Aniceto Moscoso, em Conselheiro Galvão. Já a partida de volta será realizada no domingo (20), no Moacyrzão. Em caso de empate nos dois jogos, a vaga será decidida nos pênaltis. O gol fora de casa não vale como critério de desempate.



Para este confronto, o técnico Toninho Andrade poderá contar com o lateral-esquerdo Bill e o atacante Pipico. Ambos estavam suspensos e retornam ao time. Além da dupla, também estão de volta o goleiro Rerysson e o meia André Gomes, que não enfrentaram o Resende na última rodada da segunda fase por estarem pendurados com dois cartões amarelos. Caso recebessem o terceiro, teriam que cumprir nesta partida.



- Nós tivemos que fazer um rodízio nas últimas rodadas da segunda fase para preservar alguns jogadores. Vamos para o quarto jogo consecutivo fora de casa, com viagens desgastantes em um intervalo de 15 dias. Enquanto isso, o Madureira fará sua terceira partida seguida em casa. O desgaste é um fator que nos preocupa, porém o grupo tem mostrado poder de superação na temporada - disse o técnico Toninho Andrade.



Para conquistar um resultado positivo neste primeiro jogo, o Macaé terá que quebrar um tabu. A equipe nunca venceu o Madureira em Conselheiro Galvão em jogos oficiais. Aliás, o Tricolor Suburbano está invicto em seus domínios na Copa Rio, com três vitórias e quatro empates. Por outro lado, o Alvianil Praiano obteve resultados positivos nos três últimos compromissos longe de seu torcedor, com duas vitórias e um empate.



- O grupo está bastante motivado em fechar a temporada com a conquista deste título inédito e colocar o Macaé na Copa do Brasil. Passamos por muitas dificuldades este ano e agora temos a chance de apagar tudo isso. Sabemos da força do Madureira em seu estádio, porém temos a consciência que será imprescindível sair de Conselheiro Galvão com um resultado positivo para podermos decidir em casa com mais tranquilidade - frisou o capitão André Gomes.



Este será o quarto confronto entre as duas equipes em 2011. No Carioca, empate em 2 a 2 no Moacyrzão, pela sexta rodada da Taça Guanabara. Já na Série C do Brasileiro, empate em 1 a 1 em Conselheiro Galvão e vitória de 1 a 0 do Madureira em Macaé, com gol aos 48 minutos do segundo tempo. Entre a Taça GB e a Taça Rio, os rivais realizaram um jogo-treino na capital e o Macaé venceu por 1 a 0, com gol do meia Siston, que não está mais no elenco.


MADUREIRA X MACAÉ

Data/Hora: 17/11/2011 – 16h

Local: Estádio Aniceto Moscoso (Conselheiro Galvão)

Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos

Auxiliares: Silbert Faria Sisquim e Luiz Cláudio Regazone

>> Madureira: Márcio; Wellington, Arthur Sanches, Luiz Otávio e Paulo Vitor; Gilson, Michel Santos, Rodrigo e Michel; Elias e Diego Neves. Técnico: Luis Cláudio.

>> Macaé: Rerysson; Bruno Barra, Ciro, Douglas Assis e Bill; Gedeil, Rincón, André Gomes e Norton; Pipico e Charles Chad. Técnico: Toninho Andrade.

Futebol Internacional

Philippe Coutinho treina e fica à disposição de Ranieri

Afastado da equipe da Inter de Milão por conta de uma lesão, o meia Philippe Coutinho voltou a treinos na última segunda-feira (14/11), na Itália. No dia 13 de outubro, o atleta sofreu uma fisgada na coxa esquerda durante um treinamento, e desde então, vem desfalcando o time de Claudio Ranieri. Mas para o confronto do próximo sábado (19/11), contra o Cagliari, pela 12ª rodada do Campeonato Italiano, Philippe estará à disposição do treinador.

- Voltei a treinar com o grupo na segunda-feira e isso me deixa muito feliz. Estou me sentindo bem física e tecnicamente e agora só depende do Ranieri. É sempre muito ruim ficar machucado e o período de recuperação é complicado. Mas sou muito grato ao departamento médico da Inter, que me deu todo apoio e agora estou totalmente recuperado. Se o treinador precisar estou pronto para ajudar já neste sábado, contra o Cagliari – disse Philippe Coutinho, que afastou qualquer possibilidade de uma saída da Inter de Milão.

- Não fico preocupado com essas coisas. Meu pensamento está e sempre esteve na Inter de Milão.

Na 17ª posição, com oito pontos, a Inter de Milão não vem fazendo uma boa temporada no Campeonato Italiano. Sem disputar uma partida oficial desde o 2 de novembro, quando derrotou o Lille, da França por 2 a 1, pela Liga dos Campeões, Philippe Coutinho acredita numa recuperação da Inter na competição e comemorou a pausa no calendário para uma boa sequência de treinos.

- A Inter tem um grupo forte e pode perfeitamente dar a volta por cima na competição. Ficamos mais de duas semanas livres, apenas treinando, e isso foi muito bom. Conseguimos ajustar o trabalho, tanto na parte física e técnica, quanto na parte tática. O Campeonato está só começando e ainda tem muita coisa para acontecer. Aposto numa recuperação – finalizou o meia.

Parapan

COLECIONADORES DE OURO VOLTAM A NADAR NESTA QUARTA-FEIRA

Os nadadores Andre Brasil e Daniel Dias têm tudo para aumentar sua coleção de medalhas parapan-americanas a partir das 16h (20h de Brasília) desta quarta-feira. Daniel, que dominou o Parapan do Rio em 2007 com oito ouros, já conquistou mais três nos primeiros dias de competição em Guadalajara: nos 50m borboleta S5 e nos revezamentos 4x50m livre 20 pontos e 4x100m livre 34 pontos – provas em que a soma das classes dos atletas não pode superar 20 e 34, respectivamente.

Neste quarto dia de competições, Daniel entra como favorito nos 100m peito SB4 – na qual seu principal concorrente é Clodoaldo Silva, dono de 15 medalhas de ouro em quatro Parapans – e nos 200m medley SM6 (SM5). Nesta última, Daniel nadará ao lado de Ivanildo Vasconcelos, Roberto Rodriguez, Talisson Glock e Adriano de Lima, os dois últimos também com boas chances ganhar prata e bronze, num sonhado pódio verde-amarelo.

Andre Brasil, que em 2007 conquistou quatro ouros, uma prata e um bronze, também já tem três medalhas douradas no Parapan de Guadalajara: nos 50m livre S10, nos 100m peito S9 e no revezamento 4x100m livre 34 pontos. Nesta quarta-feira, ele entra como favorito para vencer os 400m livre S10, com uma possível dobradinha com Phelipe Rodrigues. Genezi Andrade, Ronaldo Santos, Moisés Batista, Ivanildo Vasconcelos, Letícia Lucas, Vanilton Filho e Camille Rodrigues também têm chances de conquistar medalhas para o Brasil no Centro Aquático.

Os atletas brasileiros estão no México com recursos do SICONV (Sistema de Convênios do Ministério do Esporte), que centraliza todas as informações em uma única base e permite acesso a todos os órgãos envolvidos – CPB, Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ministério do Esporte, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.


CLASSIFICAÇÃO DA NATAÇÃO

As classes sempre começam com a letra S (swimming, natação em inglês) e o atleta pode ter classificações diferentes para o nado peito (SB) e o medley (SM).

• S1 a S10 / SB1 a SB9 / SM1 a SM10 – nadadores com limitações físico-motoras
• S11, SB11, SM11 S12, SB12, SM12 S13, SB13, SM13 – nadadores com deficiência visual
• S14, SB14, SM14 – nadadores com deficiência intelectual

Parapan

TÊNIS DE MESA FATURA 18 MEDALHAS E AMPLIA VANTAGEM DO BRASIL

A terça-feira foi dourada para o Brasil em Guadalajara. Com desempenho espetacular, o país conquistou 50 medalhas no terceiro dia de competições do Parapan-Americano (22 ouros, 15 pratas e 13 bronzes) e assumiu o primeiro lugar no quadro geral com 80 medalhas (32 ouros, 24 pratas e 24 bronzes), quase o dobro do total dos Estados Unidos, que estão em segundo com 45 (18, 17, 10).

A ascensão é fruto do show dos brasileiros no atletismo, na natação e no tênis de mesa, que viveu um dia histórico em Guadalajara. Depois de várias finais consecutivas no torneio individual dos Jogos Parapan-Americanos, os atletas da Seleção saíram do Ginásio CODE II com um total de 18 medalhas, sendo nove de ouro, quatro de prata e cinco de bronze, e a liderança folgada na modalidade. O México está em segundo, com sete medalhas no total, sendo apenas uma de ouro.

Além do título, os mesa-tenistas Iranildo Espíndola, Ezequeil Babes, Claudiomiro Segatto, Carlo Di Franco Michel, Jane Rodrigues, Joyce Oliveira, Carlos Carbinatti, Lucas Martins e Iliane Faust garantiram classificação à Paraolimpíada de Londres-2012.

A primeira final do tênis de mesa aconteceu às 12h15, na Classe 4, e o Brasil já havia assegurado o ouro no dia anterior, pois a disputa foi entre Ivanildo Freitas e Ezequiel Babes, que acabou conquistando o título. No mesmo horário, em outra mesa, Claudiomiro Segatto, o Rei das Américas, conquistou seu terceiro título seguido na competição na Classe 5 com uma vitória sobre o americano André Scott.

A mesma sorte não teve Paulo Salmin, da Classe 8, que perdeu para o canadense Ian Kent e teve que se contentar com a prata. Apesar da derrota, o atleta comemorou a vaga para Londres, em 2012, porque seu adversário não atende aos critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, que exige um número mínimo de participações em eventos durante a temporada.

Na decisão da Classe 6, Carlo Di Franco Michel, o Carluxo, derrotou o mexicano Victor Reyes com certa facilidade e comemorou sua sétima medalha de ouro na história da competição.

No feminino, Jane Rodrigues, campeã do Parapan do Rio, em 2007, conquistou mais uma medalha de ouro contra a canadense Stephanie Chan. Joyce Oliveira, na Classe 4, depois de vencer todas as adversárias de sua categoria, apenas cumpriu tabela e confirmou o ouro com mais um bom resultado contra a americana Jennifer Johnson. Com três vitórias em três jogos, a brasileira não poderia mais ser alcançada por nenhuma adversária.

Na Classe 11, Iliane Faust comemorou o ouro depois de superar a venezuelana Zulay Colmenares. Na mesma categoria no masculino, Lucas Martins levou a melhor sobre todos os adversários e conquistou o ouro invicto.

No Centro Aquático, a natação conquistou 16 medalhas, seis delas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze (veja texto enviado). Em 19 provas no atletismo, o Brasil conquistou sete ouros, seis pratas e dois bronzes, num total de 15 medalhas (texto enviado à parte). Abaixo, os demais resultados do país no terceiro dia de provas do Parapan.

CICLISMO
O brasileiro Soelito Gohr ganhou sua segunda medalha no Parapan ao conquistar o bronze na categoria 1.000m contra relógio com o tempo de 1m09s78. O catarinense já havia ganhado uma medalha de ouro no primeiro dia dos Jogos.

BOCHA
Os semifinalistas da Bocha no Parapan foram definidos nesta terça-feira e o Brasil terá um competidor em cada uma das classes a serem decididas nesta quarta-feira, a partir das 10h30 (14h30 de Brasília). José Carlos (BC1), Luiza Lisboa (BC2), Clodoaldo Massardi (BC3) e Fábio Moraes (BC4) são os brasileiros que buscarão uma vaga na decisão.

FUTEBOL DE 5
Com uma grande atuação da dupla Ricardinho/Jefinho , a Seleção Brasileira de futebol de 5 iniciou a campanha pelo bicampeonato goleando o Uruguai por 5 a 1. A vitória deixou o Brasil na liderança do torneio, e Jefinho na ponta da tabela de artilheiros com três gols.

GOALBALL
Com sete gols de Romário, o Brasil conquistou uma vitória importante no goalball ao bater o Canadá, que já está garantido nas Paraolimpíadas de Londres, por 12 a 6. Foi o terceiro triunfo seguido na competição. Caso vença a Argentina nesta quarta-feira, às 16h (20h de Brasília) o Brasil garante o primeiro lugar da fase de classificação.

VÔLEI SENTADO
O Brasil recuperou-se da derrota para o Estados Unidos na estreia do vôlei sentado com duas vitórias por 3 a 0, sobre Colômbia e Costa Rica. Com os triunfos, o Brasil chegou a 5 pontos e à segunda colocação na tabela, à frente de Canadá, Colômbia e México nos critérios de desempate.

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas deu mais um show nas quadras de Guadalajara. Depois de vencer El Salvador por mais de 80 pontos na véspera, as meninas do Brasil bateram a Argentina por 79 a 7 (44 a 5). Também contra a Argentina, o masculino não teve o mesmo desempenho da vitória na estreia e foi derrotado por 68 a 44 (36 a 15).

TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS
A dupla masculina do Brasil, formada por Maurício Pomme e Carlos Alberto dos Santos, venceu os equatorianos Cabrera e Merizalde por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/0, e avançou à semifinal, a ser disputada às 16h (20h) desta quarta-feira, contra os argentinos Fernandez e Ledesma. A dupla feminina formada por Natália e Rejane estreia nesta quarta-feira já na etapa semifinal.

TIRO COM ARCO
A abertura do tiro com arco nos Jogos Parapan-Americanos contou com provas classificatórias e, dos três vencedores do dia, dois foram brasileiros: Luciano Rezende (masculino recurvo) e Patrícia Layolee (feminino recurvo). Os brasileiros voltam a competir nesta quarta-feira, a partir das 10h (14h de Brasília).

Parapan

ATLETISMO GANHA 15 MEDALHAS E ASSUME A PONTA

Todos os brasileiros que disputaram finais no segundo dia de competição do atletismo nos Jogos Parapan-Americanos subiram ao pódio. Foram 15 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e duas de bronze, que deram ao país a liderança na modalidade, com o mesmo número de ouros dos Estados Unidos (nove cada) e quatro pratas a mais (10 contra seis).

“É um momento de muita emoção para mim”, disse o acreano Thierb Siqueira, de 21 anos, que se sagrou o melhor das Américas nos 400m T12 (baixa visão). “Eu venci um tumor no cérebro no começo do ano, não pude competir o Mundial da Nova Zelândia e vim com tudo para o Parapan. Esse ouro representa muito para mim, e quero mais”, afirmou.

Entre as conquistas desta terça-feira, destaque para as mulheres cegas mais rápidas do continente. Terezinha Guilhermina, Jerusa Santos e Jhulia Karol formaram o pódio verde-amarelo dos 100m T11 (perda total de visão). Inovação definida no Mundial de Atletismo da Nova Zelândia, os atletas-guia receberam medalha pela primeira vez em Guadalajara.

“Eu sempre fui à favor. Para mim, o Guilherme (Santana) é parte fundamental das minhas conquistas e também merece a medalha”, aprovou Terezinha.

Nesta quarta-feira, a equipe brasileira volta ao estádio de atletismo para disputar 21 provas, sendo sete finais. “Nossos atletas estão correspondendo às nossas expectativas”, afirmou o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons. “Avançamos no quadro geral de medalhas e pretendemos manter essa posição até o fim do Parapan. Viemos para Guadalajara com o objetivo de repetir o primeiro lugar conquistado no Rio 2007 e estamos conseguindo”.

RECORDES PARAPAN-AMERICANOS BATIDOS POR BRASILEIROS ESTA TERÇA-FEIRA:

Lucas Prado – 100m T11 – 11s15
Yohansson Nascimento – 100m T46 – 11s08
Jenifer Santos – 200m T38 – 31s01
Terezinha Guilhermina – 400m T11 – 1m02s82
Shirlene Coelho – lançamento de dardo F37 – 33.99m

Parapan

NATAÇÃO GANHA SEIS OUROS E BATE MAIS CINCO RECORDES

O Brasil disparou na liderança do quadro de medalhas da natação nesta terça-feira ao conquistar mais 16 medalhas, seis delas de ouro, com direito a cinco recordes parapan-americanos. Ao todo, os brasileiros já conquistaram 36 medalhas no Centro Aquático em Guadalajara, sendo 13 de ouro, 10 de prata e 13 de bronze. O México está em segundo, com nove ouros, 13 pratas e seis bronzes.

O primeiro ouro do dia foi de Caio Amorim nos 400m livre S8. Aos 18 anos, estreante em Parapans, Caio bateu seu segundo recorde da competição, com o tempo de 4m53s83 – ele já havia batido o recorde dos 100m costas no primeiro dia de provas. O nadador agora sonha com as Paraolimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016. “Tenho muita coisa para conquistar ainda na piscina”, disse.

Pouco depois foi a vez de Andre Brasil bater o recorde parapan-americano nos 50m livre S10, em 23s64. Ele voltaria ao topo do pódio no fim do dia para receber seu sétimo ouro em Parapans, com direito a novo recorde no revezamento 4x100 livre 34 pontos – prova na qual a soma da classe dos atletas não pode ultrapassar 34 -, ao lado de Phelipe Rodrigues, Vanilton Filho e Daniel Dias, outro que também aumentou a coleção pessoal de ouros nesta terça-feira. Além do revezamento, Daniel ganhou os 50m borboleta S5 em 35s12, novo recorde da competição, faturando seu terceiro ouro em Guadalajara, o 11° em Parapans.

Joana Silva conquistou o primeiro ouro da natação feminina brasileira, nos 50m borboleta S5, e também bateu o recorde da prova, com o tempo de 50s61. Estreante em Parapans, Vanilton Filho ganhou um ouro inédito nos 50m livre S9, formando dobradinha verde-amarela no pódio, com Matheus Henrique da Silva levando a prata.

As outras pratas brasileiras foram conquistadas por Phelipe Rodrigues, que fez dobradinha na vitória de Andre Brasil nos 50m livre S10; Clodoaldo Silva nos 50m borboleta S5, ao lado do campeão Daniel Dias; Renato Nunes, nos 100m peito SB12; e Raquel Viel, nos 100m peito SB12.

Adriano de Lima (50m livre S6), Alexandre Fernandes (400m livre S8), Camille Rodrigues (50m livre S9), Maria Dayanne (50m borboleta S6) e Jeferson Amaro (50m borboleta S6) ganham com o bronze nesta terça-feira.

Parapan

PROGRAMAÇÃO DO BRASIL NA QUARTA-FEIRA EM GUADALAJARA

A bocha despede-se de Guadalajara nesta quarta-feira com o Brasil disputando vaga nas quatro finais da modalidade. Os brasileiros continuam a briga por medalhas na natação, no atletismo e no ciclismo, e entram em quadra no basquete em cadeira de rodas masculino, futebol de 5, goalball masculino e feminino, e vôlei sentado. Tênis de mesa e tiro com arco também terão provas no quarto dia de competições dos Jogos Parapan-Americanos.

Abaixo, a participação brasileira nesta quarta-feira, dia 16 (entre parênteses, o horário de Brasília).

ATLETISMO
14h (18h) – Eliminatórias e Finais

BASQUETE
15h45 (19h45) – Brasil x EUA (M)

BOCHA
10h30 (14h30) – Semifinal BC1, BC2 e BC 3
11h30 (14h30) – Semifinal BC4
14h (18h) – Disputa de 3º e 4º lugar - todas as classes
16h (20h) – Disputa de 1º - todas as classes
18h (22h) – Pódio

CICLISMO
14h15 (18h15) – Eliminatória - Perseguição – 3 km – (M) – C1 a C 3 – Flaviano e Jeferson
15h30 (19h30) – Eliminatória – Perseguição – 4 km – (M) – C4 e C5 – Soelito e Joao
16h15 (20h15) – Final - 1km – Tandem - contra relógio
17h (21h) – Final – Perseguição – 3 km – (M) – C1 a C 3
17h30 (21h30) – Final - Perseguição – 4 km – (M) – C4 e C5

FUTEBOL DE 5
12h (16h) – Brasil x El Salvador

GOALBALL
10h30 (14h30) – Brasil x El Salvador (F)
16h (20h) – Brasil x Argentina (M)

NATAÇÃO
16h (20h) – Finais

TÊNIS DE MESA
10h (14h) – Inicio das disputas por equipe

TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS
16h (20h) – Semifinal dupla (M)
16h (20h) – Semifinal dupla (F)

TIRO COM ARCO
10h (14h) – Quartas-de-final
10h30 (14h30) – Semifinais

VÔLEI SENTADO
10h – Brasil x Canadá
15h – Brasil x México

Parapan

PRIMEIROS RESULTADOS CONFIRMAM OTIMISMO DO CPB

Os resultados do Brasil nos primeiros dias de provas dos Jogos Parapan-Americanos estão justificando o otimismo do Comitê Paraolímpico Brasileiro antes do início das competições. “Os resultados das disputas individuais e coletivas estão dentro das expectativas. E nossa estimativa não é modesta, e sim ousada”, avaliou Andrew Parsons, presidente do CPB.

Para Edison Tubiba, chefe de missão da delegação brasileira no México e diretor técnico do CPB, a renovação de atletas foi muito boa em todas as modalidades. “Conseguimos preparar novos atletas e mesclar com os mais experientes. Temos aqui em Guadalajara frutos das Paraolimpíadas escolares e dos Circuitos nacionais, como Alan Fonteles, do atletismo e Caio Amorim, da natação”, afirmou.

Segundo Tubiba, a renovação é um grande diferencial do planejamento da equipe do Comitê Paraolímpico Brasileiro. “Sempre trabalhamos os nossos projetos pensando nos novos talentos”.

O presidente Andrew Parsons também destaca a nova geração de paratletas brasileiros. “Vemos novos nomes, jovens valores que não estavam presentes nos Jogos de 2007, com muita qualidade para as Paraolimpíadas de 2012 e 2016. Essa competição é muito importante para testar novos competidores”, afirmou.

Parsons elogiou o trabalho dos anfitriões mexicanos. “A estrutura está muito bem montada. Temos muitos desafios em uma competição desse tamanho, mas acredito que o Comitê Organizador está empenhado em proporcionar uma ótima competição. Temos uns detalhes, mas eles têm melhorado a cada dia.”

Parapan

BRASIL VOLTA À PISTA EM BUSCA DE MAIS OURO

O segundo dia do atletismo nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara promete uma série de provas eletrizantes. Às 16h30 (20h30 de Brasília), Emicarlo Souza, Yohansson Nascimento e Cleiton Lima Pereira podem garantir mais duas medalhas para o Brasil nos 100m masculino T46. Logo depois, às 16h40 (20h40), mais três brasileiros entram na pista para disputar os 100m masculino T11, com garantia de pódio, já que Lucas Prado, Felipe Gomes e Daniel Silva enfrentam o cubano Arian Iznaga.

O mesmo acontece na prova seguinte, os 100m feminino T11, às 16h45 (20h45), com Terezinha Guilhermina – que tentará superar seu próprio recorde mundial –, Jerusa Santos e a jovem Jhulia Karol, competindo contra a mexicana Tania Lorena Jimenez. Na sequência, o jovem Thierb Siqueira disputará a final nos 400m T12.

O Brasil começou sua participação no atletismo com nove medalhas: duas de ouro (Shirlene Coelho, no arremesso de peso F35-37, e Edson Pinheiro nos 100m T38), quatro de prata (Thiago Barbosa, nos 100m T54; Marivana Nóbrega, no arremesso de peso F35-37; Joana Helena Silva, nos 100m T13, e Edson Pinheiro, nos 400m T38) e três de bronze (Paulo Flaviano Pereira, nos 100m e 400m T38; e Alan Fonteles, nos 100m T44).

“O resultado foi bom e dentro do previsto”, avaliou o coordenador nacional da modalidade, Ciro Winckler, otimista com as disputas desta terça-feira. “Temos boas provas com bons atletas fazendo final”, afirmou.

Os atletas brasileiros estão no México com recursos do SICONV (Sistema de Convênios do Ministério do Esporte), que centraliza todas as informações em uma única base e permite acesso a todos os órgãos envolvidos – CPB, Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ministério do Esporte, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Abaixo, a programação detalhada das provas de atletismo desta terça-feira:

14h13 – Arremesso de peso feminino F57/58 - FINAL
Roseane Santos (Rosinha) – 5ª atleta

14h25 – 200m masculino T54 – ELIMINATÓRIAS
Thiago Souza – raia 3

14h35 – 200m feminino T38 – FINAL
Jenifer Santos – raia 3

15h – 200m masculino T11 – ELIMINATÓRIAS
Felipe Gomes – raia 3

15h05 - 200m masculino T11 – ELIMINATÓRIAS
Lucas Prado – raia 1

15h10 - 200m masculino T11 – ELIMINATÓRIAS
Daniel Silva – raia 1

15h18 – Lançamento de dardo feminino F37/38 – FINAL
Shirlene Coelho – 4ª atleta (RECORDISTA MUNDIAL NA PROVA)

15h35 – 400m feminino T11/12 – ELIMINATÓRIAS
Terezinha Guilhermina – raia 3

15h40 – 400m feminino T11/T12 – ELIMINATÓRIAS
Ana Tércia – raia 4

15h45 – 400m feminino T11/12 – ELIMINATÓRIAS
Ádria Santos – raia 3

16h10 – 100m masculino T53 – FINAL
Ariosvaldo Silva (Parré) – raia 4

16h15 – 100m feminino T12 – FINAL
Ana Tércia – raia 3

16h25 – 100m masculino T13 – FINAL
André Luiz Andrade – raia 5

16h30 – 100m masculino T46 – FINAL
Emicarlo Souza – raia 3
Yohansson Nascimento – raia 6
Cleiton Lima Pereira – raia 8

16h35 – 100m masculino T37 – FINAL
Lucas Ferrari – raia 8

16h40 – 100m masculino T11 – FINAL
Lucas Prado – raia 3
Felipe Gomes – raia 5
Daniel Silva – raia 7

16h45 – 100m feminino T11 – FINAL
Terezinha Guilhermina – raia 3
Jerusa Santos – raia 5
Jhulia Karol – raia 7

17h30 – 400m masculino T12 – FINAL
Thierb Siqueira – raia 3

17h40 – 400m masculino T54 – ELIMINATÓRIAS
Thiago Souza – raia 6

18h - 5000m masculino T12 – FINAL
Alex Mendonça – raia 5